A Paraíba o tempo todo  |

Comerciantes dos Mercados Públicos de JP reclamam da falta de higiene nos locais

Os comerciantes que trabalham nos mercados públicos de João Pessoa estão reclamando das condições de higiene nesses locais. Segundo eles, a falta de interesse para melhores condições dos mercados prejudica a higienização das bancas e dos produtos que são comercializados.

 

A feira livre é um dos mais importantes mecanismos de abastecimento de alimentos das famílias pessoenses, portanto, conhecer e apoiar esta estrutura de comercialização é de fundamental importância para a garantia da saúde e qualidade de vida da população.

 

O principal foco são os locais onde comercializam carnes vermelhas e de aves, pescados, hortifrutigranjeiros e onde se preparam e comercializam lanches e refeições. Problemas higiênico-sanitários nas barracas das feiras, nos equipamentos e utensílios, nas práticas de manipulação e na qualidade dos produtos ofertados também são detectados.

 

As carrocinhas e lanchonetes que preparam e comercializam alimentos prontos para o consumo também apresentam graves problemas relativos à higiene. Tais condições contrariam a legislação sanitária em vigor, comprometem a qualidade do alimento, colocam em risco a saúde do consumidor e evidenciam as demandas de informações por parte do feirante sobre manipulação dos alimentos.

 

Banheiros para os comerciantes apresentam forte mau cheiro e falta de higienização que comprometem a saúde, além de grande presença de animais. Os cães preferem permanecer no setor de carnes, pois encontram alimento com mais facilidade.

 

Fiscalizações da Sedurb –  Com relação às fiscalizações, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Controle (Sedurb) informa que tem feito visitas nos mercados públicos de João Pessoa. Segundo explica Michel de Araújo, chefe de Áreas Públicas da Sedurb, no ano passado ocorreram recadastramentos nos grandes mercados públicos, como o mercado de Jaguaribe, e agora está havendo fiscalizações nos mercados do Bairro dos Estados e Oitizeiro.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe