O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Betrami, endossou, nesta segunda-feira (19), o apelo feito pelo secretário Geraldo Medeiros para a população não relaxar o distanciamento social nem as medidas de prevenção para combater a propagação da pandemia do coronavírus no Estado após o aumento do número de mortes por conta do relaxamento.
Uma recente pesquisa apontou que pelo menos sete milhões de pessoais no país afirmaram não adotar nenhum tipo de media para se proteger. De acordo com Betramin, é exatamente esse tipo de comportamento que implica em aumento do número de casos.
No atual cenário, o uso da máscara e álcool em gel continuam sendo essenciais para inibir a propagação da doença.
“Mais de sete milhões de pessoas no país inteiro dizem que não adotam nenhum tipo de medida para se proteger. Isso é chamado de comportamento de risco, e é exatamente isso que está fazendo a Europa a França, Itália, Reino Unido voltarem a situação de pandemia com imenso número de novos casos por dia. Então vejam, analisem, isso é uma questão de escolha. Pensar em não se proteger não é uma boa decisão, especialmente porque como estamos observando em alguns casos, sobretudo de pessoas mais vulneráveis que estão contraindo a doença e ficam ou gravemente doentes ou vão perder as suas vidas. O que mais chama atenção é que essas pessoas sabem dos riscos e estão se protegendo como ninguém, estão permanecendo em casa. Agora como o vírus chega até elas: chega por meio das pessoas que moram no mesmo domicílio que ela e que retomaram as atividades de trabalho e que estão indo a atividades de lazer e não se protegem”, ressaltou.
PB Agora