Não é novidade nenhuma o fato de que a pandemia da covid-19 fez explodir o número de fake news disseminadas a todo o instante sobre a doença em todo o Brasil.
Constante é a necessidade dos gestores virem a público, dedicar tempo e recursos, tão preciosos em um momento como o que o Brasil está passando, para desmentir informações falsas que se alastram como o fogo através, principalmente, de cliques e telas.
Uma das fakes, mais especificamente sobre vacinas, que está rodando a Paraíba, dá conta de que supostamente o Estado teria ‘escondido’ por algum motivo não determinado, cerca de 300 mil doses de imunizantes contra a temível doença.
A informação foi divulgada, inclusive, pelo deputado Cabo Gilberto, que já foi acusado outras vezes de disseminar fake news contra o governo.
Desta vez, o governo da Paraíba veio mais uma vez desmentir a informação, esclarecendo que a Paraíba recebeu 919.380 mil doses de vacina contra a covid-19 e já distribuiu 918.218 para os 223 municípios do estado.
O número representa a efetividade de 99,8% entre doses recebidas e distribuídas para serem aplicadas na população.
Ainda conforme as informações checadas pelo PB Agora junto à Secretaria de Saúde, todas as vacinas que chegam ao estado são distribuídas em até 24h com intuito de agilizar a celeridade os municípios na vacinação.
Ainda conforme dados obtidos junto à SES, a diferença entre o número de vacinas que chegam e o número de doses já aplicadas varia conforme a velocidade que cada município executa o plano de imunização, cabendo aos secretários municipais realizarem esse planejamento.
A população deve ficar atenta que os municípios tem por obrigação informar no sistema de notificação a quantidade de doses aplicadas, mas, muitas vezes por carência de equipes, ou de internet, além de outros motivos, demoram mais que o esperado pra inserir dados no sistema.
Entre os três que mais vacinam
Com relação ao número de vacinas aplicadas, a Paraíba é o 3ª estado do país no ranking de vacinação, servindo de exemplo para outros estados do Nordeste e do país como um todo.
O governo reforça ainda que a disseminação de fake news é crime, sobretudo em um momento de tensão em que muitas famílias estão perdendo entes queridos para a doença. Chega a ser desumano tratar do tema sem a devida seriedade.
Quem tiver dúvidas a respeito de qualquer informação pode procurar os canais oficiais do governo federal, estadual e de cada município, além de veículos de imprensa responsáveis e comprometidos com a apuração e verdade dos fatos. A informação correta também salva vidas.
PB Agora