Novo estudo publicado pela revista científica The Lancet revelou que a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, cria anticorpos por até um ano.
Participaram do estudo 150 voluntários com idade entre 18 e 59 anos. 136 tinham recebido as duas doses da CoronaVac, com intervalo de 14 dias.
Os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos participantes antes da imunização, um mês, três meses, seis meses e 12 meses após terem sido vacinados. Os cientistas mediram tanto a resposta humoral, isto é, a derivada dos anticorpos, e a resposta celular, que diz respeito aos linfócitos T.
No primeiro mês após a imunização completa, os índices de anticorpos surgiram de forma rápida. A taxa de soropositividade dos anticorpos de ligação foi de 99% e a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes foi de 50%.
Entre o terceiro e o décimo segundo mês com a imunização completa, houve uma ligeira queda dos anticorpos neutralizantes e de ligação ao longo do tempo. Ainda assim, depois de um ano, era possível detectar anticorpos nos voluntários. A pesquisa, que precisa ser revisada por pares, por feita pela Comissão de Ciência e Tecnologia Municipal de Pequim.
SBT News
A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…
Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…
Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…
Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…
Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…
Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…