Desde que foi diagnosticado o primeiro caso do novo coronavírus na Paraíba, a doença se espalhou rapidamente e atingiu mais de 50% das cidades do Estado, apesar das medidas de recomendação de isolamento social. As regiões de João Pessoa e Campina Grande, lideram a lista e onde concentram os maiores infectados.
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros alertou para a necessidade do isolamento social como forma de conter o avanço do vírus. Ele adiantou que a a perspectiva é que a Paraíba alcance a preocupante marca de 2 mil infectados até a próxima sexta-feira. Por conta disso, as autoridades médicas e sanitárias defendem rigor nas medidas de isolamento domiciliar.
Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (12), 113 municípios (50,67%) já têm casos confirmados da doença.Quase metade dos casos de coronavírus registrados na Paraíba estão em João Pessoa, que concentra 1.316 casos (47,38% do total). Na cidade, quase todos os bairros têm casos registrados, com exceção apenas dos bairros de Mumbaba, Mussuré, Barra de Gramame, Costa do Sol, Penha e Ponta do Seixas. Mangabeira é o bairro mais afetado, com 86 casos confirmados.
A Paraíba tem 2.777 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde divulgadas nesta terça-feira (12). O número cresceu de forma preocupante desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou o novo coronavírus como uma pandemia. O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 154 no estado desde o início da pandemia. Cento e treze cidades da Paraíba já têm casos registrados.
Severino Lopes
PB Agora