A Paraíba o tempo todo  |

Covid-19: JP realiza vacinação domiciliar em crianças de seis meses a dois anos com comorbidades

Profissionais de saúde da Prefeitura de João Pessoa alertam para a importância de vacinar as crianças a partir dos seis meses de idade contra Covid-19 e orientam que sem a vacina ou com o esquema vacinal incompleto, este público fica mais vulnerável à doença. Para este público, a vacina será realizada exclusivamente nos domicílios, previamente agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os agendamentos podem ser realizados pelos números (83) 98600-4815 e 3212-3371, no horário de 8h às 15h.

“É importante para que sigamos vigilantes, com os cuidados necessários para evitar a contaminação com a doença, sobretudo, com o avanço da ciência e a possibilidade da vacina para os públicos elegíveis a tomar os imunizantes disponíveis, a prevenção é segura e os riscos para agravamentos ficam mais distantes”, informou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

“Por isso alertamos, orientamos, tentamos conscientizar a população para esse cuidado individual e coletivo de manter o esquema vacinal atualizado e para quem tem filhos, que também os levem aos serviços de saúde e garantam a vacina e a proteção dos pequenos”, completou o coordenador.

Chegou a vez de João Francisco, de 2 anos e 8 meses, que tem como comorbidade doença pulmonar crônica, receber a visita dos técnicos que fazem as visitas domiciliares para vacinação em João Pessoa. “Estou muito feliz com a chegada da vacinação para meu filho. É uma dose de cuidado, carinho e esperança, o que nos deixa muito mais seguros pelo fato de ele estar mais protegido”, disse a mãe Juliana Patrícia.

Quem também recebeu a visita dos técnicos da Rede de Frio foi João Paulo, de 2 anos e 6 meses. “É um bebê que nasceu no início da pandemia, prematuro e com cardiopatia. Sempre tivemos muito cuidado com ele e controlando muito qualquer exposição. Com esses novos casos da Covid-19 vem um novo alerta, mas graças a Deus chegou a vacina para os bebês e também a oportunidade de podermos vaciná-lo”, disse a mãe, Ana Paula Medeiros.

Imunização em casa – Esta nova estratégia para imunização está sendo adotada para evitar desperdício de doses, considerando que cada frasco do imunizante pode vacinar até dez crianças e após aberto, tem validade de 12 horas, além de facilitar o acesso à vacinação desse grupo. “O intuito da Prefeitura e de todos os profissionais que atuam nesse processo de vacinação é propiciar mais acessibilidade, segurança, informação sobre os imunizantes e, principalmente, garantir a proteção desse grupo que é mais vulnerável”, explicou Fernando Virgolino.

Vacina segura

Em relação à vacinação de crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no dia 16 de setembro de 2022, a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Para esta avaliação, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

Para este novo grupo, o esquema primário é composto com três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

Documentação para crianças

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade (que deve constar o CID) e este, ficará retido e arquivado no ato da vacina.

Quem pode se vacinar

São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensa; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down; Cirrose hepática.

Disque vacina

No caso de dúvida ou para mais informações os usuários também podem ligar para o ‘Disque Vacina’, pelos números 98600-4815 e 98699-2917, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe