Categorias: Saúde

Covid-19: mais de 40 mil ainda aguardam 2º dose da vacina na Paraíba

PUBLICIDADE

Um levantamento do governo do Estado mostrou que 40 mil paraibanos já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A informação tem como base as pessoas que tomaram a primeira dose há mais de 28 dias e que, por isso, deveria já ter recebido a segunda dose do imunizante. A situação fez com que o Ministério Público Federal recorresse à Justiça, nesta semana, com pedido para que o governo federal regularizasse a demanda. O risco alertado pelo órgão é que a demora faça com que a primeira dose seja perdida.

O pedido foi acatado pela Justiça Federal, na Paraíba. A juíza Cristina Garcês determinou que o Ministério da Saúde apresente plano de distribuição dos imunizantes em 24 horas. De acordo com o secretário Executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, o órgão federal já sinalizou com o atendimento da decisão judicial. A bula da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, estabelece que a segunda dose seja ministrada em até 28 dias. Para ser mais específico, a imunização deve ocorrer entre o 14º e o 28º dia após a primeira dose.

O governador João Azevêdo (Cidadania) deu declarações nesta semana no sentido de que o atraso não vai implicar na perda da primeira dose. Ele se baseou em estudos recentes que indicam que o atraso de poucos dias não representa perda da eficácia. A perspectiva é que a Paraíba receba novas doses já nesta quinta-feira (22). O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, no entanto, diz não saber quantos imunizantes chegarão. Ele espera, no entanto, que sejam mandadas vacinas suficientes para atender à demanda reprimida.

Até o momento, 789.047 doses da vacina foram aplicadas no Estado. A maioria delas para a primeira dose. Foram 585.154 para esta fase da campanha. Para a segunda, foram 203.893. A maior parte das pessoas receberam a CoronaVac, que tem intervalo menor entre a primeira e a segunda dose. Isso porque a AstraZeneca tem a segunda dose tomada apenas três meses após a primeira.

Em João Pessoa, 59 mil pessoas tomaram a primeira dose da CoronaVac e agora aguardam pela segunda. O montante dos que estão com o prazo de 28 dias estourado não foi divulgado. Depois da chegada de 3 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) vindos da China, o Instituto Butantan anunciou que vai produzir 5 milhões de vacinas para que elas sejam enviadas aos Estados. As informações são do Blog do Suetoni.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com câmeras inteligentes, Prefeitura de SP avança no combate ao tráfico; ao PB Agora, secretário detalha projeto

Inaugurado em fevereiro deste ano, o sistema de vigilância por câmeras inteligentes na cidade de…

25 de novembro de 2024

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas em JP durante operação nacional contra orcrins

A Polícia Civil da Paraíba realizou uma operação nesta segunda-feira (25), que resultou na prisão…

25 de novembro de 2024

Governador João Azevêdo projeta normalização da operação carro-pipa na Paraíba ainda nesta semana

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…

25 de novembro de 2024

Haddad assegura reforço orçamentário para retomada da operação carro-pipa na Paraíba

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…

25 de novembro de 2024

Chapa única liderada por Galdino deve ser eleita nova Mesa Diretora da ALPB nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…

25 de novembro de 2024

Governador anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024