Com o avanço da pandemia e o aumento dos casos de Covid-19 decorrentes da variante Ômicron do coronavírus, vários países estão aumentando as faixas etárias inclusas no plano de vacinação e aplicando os imunizantes em crianças com menos de 12 anos.
Pelo menos 30 nações já começaram a campanha: Alemanha, Argentina, Áustria, Bahrein, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, China, Chipre, Costa Rica, Cuba, Dinamarca, Equador, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Letônia, Malta, Portugal e Singapura.
Nem todos os países usam a fórmula da Pfizer para imunizar as crianças entre 5 e 11 anos. A Argentina, por exemplo, usa a fórmula da Sinopharm; a China e o Chile, a Coronavac; e Cuba aplica a Soberana 02, vacina criada e produzida no país.
Algumas nações já incluíram crianças menores de 5 anos entre os vacinados, como a China, que já imuniza pessoas a partir dos 3 anos desde junho de 2021, e Cuba, que aplica doses nos pequenos com mais de 2 anos.
Apesar de a Anvisa já ter aprovado a aplicação do imunizante no Brasil, confirmando a segurança e eficácia da dose reduzida da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, o Ministério da Saúde ainda não divulgou as datas para o começo da campanha para crianças entre 5 e 11 anos.
Fonte: Metrópoles