Categorias: Saúde

Criança que teve 25% do corpo queimado segue internada em estado grave no Trauma

PUBLICIDADE

 A entrada de uma criança de um ano e seis meses no Hospital de Trauma de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (2), reacende os questionamentos referentes à vulnerabilidade de crianças a queimaduras causadas por acidentes domésticos. O menino, internado na Unidade de Pediatria, tem 25% do corpo queimado e está em estado grave.

De acordo com números divulgados pela Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Trauma, em 2013 foram registrados 1.282 atendimentos, deste total, 351 vítimas foram crianças na faixa etária de 0 a 12 anos de idade e 89 pacientes com apenas um ano de idade.

Todos os anos o Hospital de Trauma de João Pessoa realiza campanhas recomendando ações que devem ser adotadas para evitar acidentes e o que deve ser feito até a vítima ser levada para o hospital. As orientações são intensificadas principalmente no período relativo às festas juninas, quando o número de atendimento a queimados cresce significativamente.

De acordo com o diretor técnico do Hospital, Edvan Benevides, a maioria das queimaduras em crianças é doméstica e ocorre com líquidos superaquecidos, contato com fogo e objetos quentes, substâncias químicas e exposição à eletricidade. “Algumas medidas podem ser tomadas para evitar queimaduras em crianças: mantê-las sempre fora da cozinha, manter produtos químicos fora do alcance, evitar que manipulem fogos de artifício, usar protetores de tomadas e substituir os fios desencapados”, recomendou.

O diretor explicou ainda que jamais se deve passar pomadas, pasta de dentes ou manteiga no local afetado. “Toda queimadura necessita em primeiro momento ser lavada com água fria e em seguida a vítima precisa ser encaminhada ao hospital, no caso da grande João Pessoa, o Hospital de Trauma, já que temos um setor destinado ao tratamento”, orientou.

 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

NEPOTISMO: MPPB recomenda que prefeito de cidade paraibana exonere dois sobrinhos e dá prazo de 30 dias para cumprimento

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas, a exoneração…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Bruno nomeia mais auxiliares na Prefeitura de Campina; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

15 de janeiro de 2025

Homem armado com revólver invade casa e faz família refém na Paraíba

Uma família viveu momentos de terror na noite desta terça-feira (14) na cidade de Lagoa…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025