Cristo Redentor é iluminado de vermelho para estimular a doação de sangue. O monumento foi completamente iluminado de vermelho na noite deste domingo, como parte das celebrações do Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta segunda-feira (25).
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. O número ainda é inferior ao índice de 2% ideais, definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
A iniciativa de promover uma campanha de conscientização social sobre o tema é uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Hemorio, com o objetivo de lembrar a todos que doar sangue, além de ser uma necessidade, é um verdadeiro ato de amor ao próximo.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.
Os doadores devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.
Redação