Dados pouco satisfatórios: SES-PB pede empenho de municípios na vacinação contra sarampo e influenza

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (18), as Notas Informativas 11 e 12 que tratam sobre as campanhas de vacinação vigentes contra o Sarampo e Influenza, respectivamente. Ambas as campanhas foram iniciadas em 4 de abril, com a distribuição de mais de 730 mil doses de vacinas, mas até agora os dados de imunização têm sido pouco satisfatórios.

Para a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, foram distribuídas 193.180 doses da vacina Tríplice Viral; já para a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, foram entregues 540.770 doses da vacina do laboratório Butantan. Ambas as doses contemplaram os 223 municípios paraibanos.

Até o momento, o Estado da Paraíba aplicou 57.812 doses contra Influenza, de acordo com o painel de vacinação do Ministério da Saúde (MS). Do total de doses aplicadas, 45.304 (8,1%) foram direcionadas para o grupo prioritário de Idosos e 11.914 (10,7%) para o grupo de Trabalhadores da Saúde. Dos 223 municípios paraibanos, 41 não informaram aplicação de doses de vacina contra a influenza. A meta da campanha é imunizar 90% do público-alvo composto por crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Em relação à vacina contra o sarampo, a Paraíba encontra-se com total de 15.177 doses aplicadas, de acordo com o painel de vacinação do MS. Destas, 10.714 doses foram no público de crianças (4,19% da população alvo), 4.353 doses em Trabalhadores da Saúde (3,54% da população alvo) e 140 doses em adolescentes e adultos. Vale ressaltar que dos 223 municípios, 93 não informaram nenhuma dose no público de crianças e 92 municípios não informaram nenhuma dose no público dos Trabalhadores da Saúde. Para esta campanha, a meta mínima é de 95% de cada um dos grupos prioritários.

A secretária de Saúde, Renata Nóbrega, lembra que esse volume de doses aplicadas pode não ser factual, dado o grande número de doses distribuídas. “É possível que esteja acontecendo uma subnotificação, o que dificulta o monitoramento das campanhas. Solicitamos o empenho dos municípios no sentido de informar os dados de doses aplicadas no site das campanhas diariamente, além da facilitar o acesso e incentivar a vacinação”. Ela lembra que o registro das doses aplicadas na campanha contra Influenza deverá ser realizado no Sistema de Informação Novo SI-PNI, através do endereço: si-pni.saude.gov.br .

Renata Nóbrega também faz um chamamento para a população, sobretudo os pais de crianças contempladas nas campanhas. “Na primeira etapa, idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde devem receber a vacina contra influenza, mas a partir de 2 de maio os demais grupos também serão incluídos. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, portadores de comorbidades e outros públicos também serão contemplados”. A secretária finaliza informando que a campanha contra o sarampo está sendo ofertada sem etapas a todos os grupos contemplados, no intuito de atualizar a situação vacinal.

A SES reforça que o Sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, que estão chegando nos próximos meses.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024