A Prefeitura de João Pessoa detectou nessa segunda-feira (17), no intervalo das 18h30 às 21h, 21 casos positivos de covid-19 de um total de 140 testes realizados na população por meio do programa Consultório na Rua.
O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, considerou o número estarrecedor.
“15% de positividade em uma amostra pequena de pessoas, em um só local e em um intervalo de tempo tão pequeno (2h30min), é sim uma taxa de detecção muito alta do vírus, que segue demonstrando, com isso, bastante vigor para circular entre nós. Assustador”, disparou.
A maior parte das pessoas que positivaram para covid-19 foi diagnosticada através do teste SWAB, resultando em 12 casos dos 40 testes realizados. Já o teste rápido apresentou resultado positivo em nove dos 100 exames realizados. Esses dados apresentam um cenário ainda muito preocupante da pandemia na cidade e o quanto a testagem da população é importante para combater a doença, segundo avaliou a Secretaria Municipal de Saúde. Por conta disto, a partir desta terça-feira (18), a Prefeitura está ampliando o serviço para o Centro de Referência a Assistência Social (Cras) de Jaguaribe.
A Diretora de Vigilância em Saúde, Alline Grisi, informou que esse ponto em Jaguaribe ficará atendendo a população diariamente, das 8h às 12h. Já o posto itinerante, o Consultório de Rua, ficará no Busto de Tamandaré até a próxima sexta-feira (21) e depois irá percorrer outros bairros da Capital.
Da Redação