Categorias: Saúde

Dia D de combate à dengue acontece nesta sexta em Campina Grande

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Campina Grande vai realizar nesta sexta-feira, 28, o Dia “D” de combate à dengue. A mobilização vai acontecer na Praça da Bandeira, das 8h ao meio-dia, com atividades educativas e distribuição de materiais informativos nos sinais de trânsito do Centro. O objetivo é conscientizar a população para os cuidados na prevenção da doença, que pode ser evitada, principalmente, com ações para impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue nas residências.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2014, apontou que o município está com índice de 2,2% de infestação do mosquito. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 10 e 14 de março nos bairros campinenses e na Zona Rural, este percentual caracteriza uma situação de médio risco para transmissão da doença.

O LIRA também mostrou que os toneis e depósitos ao nível do chão representam 84,3% dos criadouros encontrados durante o levantamento. O bairro Malvinas II ficou com o maior índice de infestação, com 5,1%, seguido de Malvinas I (2,6%), José Pinheiro (2,3%), Três Irmãs (2,4%), Serrotão (2,1%) e Vila Cabral (2%). Na Zona Rural, os distritos de Galante e São José da Mata apresentaram índices de 3,5% e 2,5%, respectivamente. 

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Eliete Nunes, além das ações dos agentes de combate às endemias, a diminuição desses índices também depende
diretamente dos cuidados da população para evitar os focos de proliferação do vetor. “O combate à dengue não pode depender apenas das ações  governamentais, por isso, vamos realizar o Dia D para engajar toda a sociedade campinense na prevenção da doença”, enfatizou.

A diretora informou ainda que, durante a ação na Praça da Bandeira nesta sexta, serão realizadas atividades alusivas à Semana da Água, inclusive com a oferta do teste rápido de Hepatites B e C. Segundo ela, a intenção é alertar para os riscos de contaminação e proliferação de doenças provocadas pelo contato com água das chuvas, por exemplo. “Nesta época do ano, há um aumento dos casos das diarreias agudas, que podem ser prevenidas com os cuidados no armazenamento e tratamento da água”, explicou.

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

21 pessoas morrem em acidente envolvendo carreta e ônibus na BR-116, em Minas Gerais

Um acidente envolvendo três veículos deixou 21 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…

21 de dezembro de 2024

Verão começa hoje e previsão é de chuvas volumosas em parte da Região Nordeste durante a estação; entenda

O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério…

21 de dezembro de 2024

TAC prorroga retirada de comerciantes da orla de Cabedelo para abril de 2025

Em diálogo com a gestão municipal, MPF entendeu e aceitou protelar a remoção, que estava…

21 de dezembro de 2024

Banhistas devem evitar trechos de praias do litoral paraibano neste final de semana; saiba quais

Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024

Homem de 53 anos é assassinado a facadas e tem coração arrancado do corpo em Campina Grande

Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…

21 de dezembro de 2024