DIA DA ALEGRIA: Saiba que alimentos evitar para manter um sorriso saudável

PUBLICIDADE

Contentamento, satisfação e júbilo. A alegria, comemorada mundialmente nesta sexta-feira (8), costuma ser também expressada através do sorriso, que além de demonstrar felicidade, pode revelar também se a saúde bucal está em dia. Cirurgiã-dentista do Hapvida, Suyana Carneiro explica que com uma alimentação à base de industrializados, o organismo não recebe os ingredientes necessários para suprir o que precisamos. A falta de nutrientes é prejudicial e o contato constante dessas substâncias com os dentes causam prejuízos além das cáries.

Foto: Assessoria / Hapvida

A especialista detalha que alimentos industrializados, ricos em sódio ou açúcar estão entre os principais inimigos de dentes saudáveis. “Itens como bolos, chicletes, balas, refrigerantes são extremamente ricos em açúcar, e o açúcar pode se transformar em ácido e começar a destruir o esmalte do dente, provocando cáries, dores, desconfortos”, esclarece.

O alerta não vale apenas para os ultraprocessados: há também orgânicos que podem causar prejuízos aos dentes caso consumidos em excesso. A dentista cita alimentos ricos em carboidratos e frutas muito cítricas, que além de afetar o esmalte dos dentes, podem enfraquecê-los e causar erosão dentária.

Comidas difíceis de mastigar devem ser consumidas com cautela. Pirulitos, castanhas e outros alimentos mais consistentes, além de estragar o esmalte, podem gerar lesões no dente e quebrá-los. “O importante é manter o equilíbrio e saber se alimentar de forma balanceada, sem cometer exageros”, aponta.

Além do equilíbrio no consumo, a escovação regular, de pelo menos três vezes ao dia, é fundamental para garantir mais saúde aos dentes e menos procedimentos cirúrgicos e invasivos. “Vida saudável é vida plena e ser saudável é ser feliz”, conclui a especialista.

Sistema Hapvida – O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. São 28 mil dentistas na operadora, que conta ainda com 27 mil médicos e 68 mil funcionários. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024