Ter alguém perto em todos os momentos, compartilhando as dores e alegrias além de prazeroso, traz efeitos positivos para a saúde mental. Por outro lado, ter uma companhia que sempre reclama, critica e faz cobranças não é normal. Nesta quarta-feira (20), Dia do Amigo, a psicóloga do Hapvida, Michelle Costa, explica que uma relação tóxica pode afetar a saúde física e mental de uma pessoa.
A especialista relata que amizades tóxicas trazem sentimentos de frustração e exaustão. Elas são carregadas de cobranças, egoísmo e diminuição de valor frente ao outro. “Na maioria das vezes, esse tipo de amizade pode trazer um viés de interesse, seja ele financeiro, social ou energético, em que o amigo suga tudo que lhe convém e traz adoecimento mental. Essas pessoas tóxicas trazem cargas emocionais negativas, impactando diretamente na saúde mental dos outros”, conta.
Ao ter um amigo assim, a pessoa pode se sentir sem energia, solitário, ansioso, além de alimentar pensamentos de insuficiência ou incapacidade de fazer amizade com outras pessoas. Michelle ressalta que apesar de tantos sinais, o indivíduo muitas vezes não percebe e chega a se culpar por ter dúvidas sobre o relacionamento. Isso acontece porque o tóxico não deixa suas intenções claras.
“O amigo tóxico pode até demonstrar afeto e se fazer presente nos piores momentos, mas isso é apenas uma das artimanhas para criar laços e fazer com que paire a dúvida sobre seus reais sentimentos”, pondera a psicóloga.
Michelle alerta que esse tipo de amizade não deve ser cultivada, sendo muitas vezes necessário o afastamento. “Ao menor sinal de amizades tóxicas, devemos nos precaver e deixar fora das nossas vidas. Alimentar é cultivar o que nos faz bem, psiquicamente e fisicamente”, pontua.
Amizade saudável – Por outro lado, uma amizade saudável tem o poder de fortalecer o indivíduo, sua auto-estima e visão de mundo. A especialista lista alguns sinais de uma relação boa e equilibrada, como autenticidade, aceitação, otimismo, comunicação respeitosa e incentivo nas situações. Ela pode fortalecer a saúde mental e ajudar a desenvolver diversas habilidades.
“Os verdadeiros amigos podem cumprir um papel social de companhia, atenção, escuta e apoio emocional. A amizade, dessa forma, pode estar inserida numa maneira mais abrangente de cuidado, numa relação viva e bilateral”, afirma.
Confira alguns sinais de uma amizade tóxica:
– Colocar regularmente o amigo para baixo, apontando falhas e relembrando erros;
– Agir com desdém diante dos relatos do amigo;
– Tentar ditar forma como amigo age;
– Vítima passa a esconder acontecimentos por receio do julgamento do amigo;
– Sensação de exaustão e frustração.
PB Agora
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…