Dia Mundial da Doação de Leite Humano ressalta importância do gesto para salvar vidas

PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Doação de Leite Humano é comemorado em 19 de maio e simboliza a união de esforços para proteger a vida de milhões de crianças em todo o mundo, sensibilizando e estimulando a sociedade para o ato da doação. Além disso, também há a promoção de debates sobre a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil.

Na Paraíba, o Banco de Leite Anita Cabral, que gerencia a Rede de Bancos de Leite Humano, trabalha para ampliar a doação desse insumo. As campanhas nas maternidades e facilitação do processo de doação fazem parte da rotina, durante todo ano, e são intensificadas no mês alusivo ao tema. A conscientização sobre a quantidade de leite que pode ser doada é fundamental para manter um estoque satisfatório.

A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, destaca que é comum que as mulheres que retornam ao trabalho abandonem a amamentação do filho, pois com a falta de estímulo o leite naturalmente é produzido em menor quantidade. “Essa é uma questão amplamente debatida, e as mulheres precisam dispor de condições para amamentar seus filhos durante a jornada de trabalho, ou realizar a ordenha para continuar produzindo o leite materno em quantidade suficiente para alimentar o seu filho”.

Além da questão da amamentação direta, o leite ordenhado, se bem armazenado, pode ser doado. “Essa é a pauta que estamos trabalhando durante este mês de maio, pois a doação de leite é um pequeno gesto que pode salvar várias vidas. O leite é insubstituível e precioso. Cada gota conta!”, frisou.
Quando conheceu o valor de cada gota do seu leite, a funcionária pública Rogéria Gomes decidiu que iria doar o excesso do que ordenhava para alimentar o filho de um ano. “Eu vou trabalhar e deixo leite para ele todos os dias, mas sobrava sempre um pouquinho e eu achava que o leite que ficava era pouco para doar. Recentemente, descobri que alguns bebês começam a introdução com apenas 1 mililitro e vi que havia potencial no meu estoque”, lembra.

Todos os dias, Rogéria faz uma pausa no trabalho para ordenhar o leite e, como a demanda de seu filho diminuiu muito com a introdução alimentar, grande parte é direcionada para a doação. “Não tenho pressa em parar de amamentar. A doação de leite vai permitir que eu amamente meu filho por muito tempo e ajude outros bebês. Aconselho às outras mães que, dentro de suas possibilidades, façam o mesmo”, pontuou.

A rotina de Rogéria é parecida com a da nutricionista Kecia Freitas, mãe de Ravi. Ela trabalha no Hospital Metropolitano e, durante os plantões, realiza ordenhas para continuar estimulando a produção. “Se eu não tirar esse leite que vai se acumulando durante o dia, minha produção pode diminuir e prejudicar a amamentação do meu filho”. São aproximadamente quatro ordenhas por dia, o que resulta em um estoque de mais um litro de leite humano a cada plantão de trabalho.

“Eu ordenho o leite, armazeno na geladeira e a equipe do Banco de Leite Anita Cabral vem recolher aqui na unidade. Sei que essa quantidade pode alimentar muitas crianças e é fundamental para a recuperação delas”, afirma.

A doação de leite humano pode ser realizada em qualquer fase da amamentação, basta que a mulher esteja saudável e tenha excesso de leite. Para doar, não é necessário sair de casa. O contato pode ser realizado pelo whatsapp (83) 9-9103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral.

Uma equipe é enviada ao domicílio da mãe, orienta como deve ser feita a ordenha e o armazenamento, entrega todos os materiais necessários e retorna semanalmente para recolher o leite acumulado.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Batalhão de Polícia Ambiental desarticula cativeiro ilegal e resgata aves silvestres na PB

Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) realizaram uma operação neste sábado (21), na cidade…

21 de setembro de 2024

Assessoria de Cícero Lucena denuncia campanha coordenada de ataques digitais contra o prefeito e Leo Bezerra

A assessoria do prefeito Cícero Lucena denunciou neste sábado (21), que dezenas de perfis falsos…

21 de setembro de 2024

Secretaria estadual de Educação desmente boatos sobre desligamento de terceirizados

A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB) emitiu uma nota oficial neste sábado (21)…

21 de setembro de 2024

Aprovação da gestão do prefeito César Marques em Aroeiras chega a 83%, aponta PB Agora/Datavox

Chega a 83% o índice de aprovação da administração do atual prefeito e candidato à…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox: números da espontânea também confirmam vantagem de César Marques em Aroeiras

Os resultados da pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta liderança de César Marques com mais de 4 vezes do total do 2º colocado em Aroeiras

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora e…

21 de setembro de 2024