Duas mulheres, do estado de Pernambuco, foram beneficiadas com a doação de rins realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa. O procedimento foi registrado, nessa quinta-feira (23), depois que a família do doador autorizou a retirada do órgão.
O paciente, de 58 anos, estava internado na unidade de saúde da capital vítima de um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave. Com a confirmação da morte encefálica, após a realização de três exames de comprovação de ausência de fluxo sanguíneo cerebral, os familiares decidiram salvar a vida de quem aguardava na fila de espera.
Sem nenhum receptor paraibano compatível, os órgãos doados foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco. As receptoras do rim direito e esquerdo têm 43 e 58 anos, respectivamente.
“A Paraíba segue avançando na missão de salvar vidas. Desta vez, ultrapassamos as divisas do nosso estado e ajudamos a transformar a vida de duas pernambucanas, que agora passam a ter seus sonhos renovados. Cada sim dado pelas famílias doadoras é esperança de mudança de vida de quem aguarda”, comentou a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias.
De acordo com dados consolidados da Central Estadual de Transplantes, este ano foram realizados, na Paraíba, 34 procedimentos e 445 pessoas aguardam na fila de espera.
As medidas de corte de gastos obrigatórios apresentadas pelo governo federal nesta semana devem ser…
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…
O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…
A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…
Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…
Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…