Categorias: Saúde

Em nota, Agevisa esclarece apreeensão de lençois contaminados dos EUA em Umbuzeiro

PUBLICIDADE

Nota de esclarecimento da Agência Estadual de Vigilância Sanitária
 

Sobre a notícia divulgada nessa quarta-feira (26) pela imprensa estadual referente à apreensão de lençóis suspeitos de contaminação realizada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa) no município de Umbuzeiro, o diretor geral da Agência, Antonio Sérgio Lemos de Souza, esclarece que a ação se deu em razão de uma denúncia anônima recebida pela ouvidoria do órgão, relacionada ao comércio do produto na feira livre da cidade.

O material suspeito não apresentava identificação relacionada a estabelecimentos de saúde, porém foi apreendido pelo fato de apresentar manchas de coloração vermelha. Os lençóis serão analisados para que se confirme se houve ou não contaminação por sangue.

Para Souza, a denúncia feita ao órgão é fruto de ações e medidas tomadas para o controle sanitário da prestação de serviços de saúde oferecidos à população. Ele acrescentou que as pessoas podem continuar contribuindo com o trabalho da Agevisa, fazendo denúncias por meio dos telefones: 150 ou 3218-5939 ou, ainda, pelo e-mail: ouvidoria@agevisa.pb.gov.br.

O diretor geral lembrou que, desde o último dia 17, foram tomadas algumas medidas, entre elas, o contato com a Agevisa de Pernambuco, um alerta às gerências regionais da Agevisa no Estado, a intensificação da fiscalização nas rodovias pela Polícia Rodoviária Federal, o encaminhamento de ofícios aos secretários de saúde dos municípios paraibanos na divisa com Pernambuco e a fiscalização em feiras livres.

Ele informou também que novas medidas estão sendo adotadas, como, por exemplo, a reunião convocada pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com todos os gestores estaduais de vigilância sanitária, com o objetivo de analisar, avaliar e definir estratégias de intervenção quanto ao uso irregular de tecidos com características de resíduos hospitalar. A reunião acontecerá nesta quinta-feira (27), em Brasília.

A Agevisa também promoverá, na próxima terça-feira (1º), às 10h, uma reunião na Regional da Agência em Campina Grande com os responsáveis pela vigilância sanitária dos municípios identificados como maior potencial de risco sanitário (vizinhos a Pernambuco), entre eles, Natuba, Umbuzeiro, Santa Cecília de Umbuzeiro, Riacho de Santo Antônio, Alcantil, Barra de São Miguel, Caraúbas, Congo, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e Monteiro. O objetivo é definir estratégias de intervenção conjunta em todo o Estado.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhony Bezerra anuncia candidatura a deputado estadual em 2026 com foco em CG

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), revelou, em entrevista nesta quarta-feira(27),…

27 de novembro de 2024

Deputada Carla Zambelli se solidariza com Cabo Gilberto após indiciamento pela PF

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) demonstrou solidariedade ao deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB)…

27 de novembro de 2024

Júnior Araújo endossa habilidade de Galdino para sucessão ao governo da Paraíba em 2026: “Tem força para agregar”

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (27), que Adriano Galdino…

27 de novembro de 2024

Falta insulina na Farmácia Popular em todo o país, um risco para quem tem diabetes

Falta insulina na Farmácia Popular em todo país, um risco para a saúde de quem…

27 de novembro de 2024

População de rua da Paraíba tem aumento de quase 400% em sete anos; são mais de 400 só na Capital

Idosos, jovens e adultos abandonados. Caídos nas ruas. Ao relento e enfrentando a chuva e…

27 de novembro de 2024

Galdino propõe equação política para garantir segurança ao afastamento de João Azevêdo em 2026

Após ser reeleito por unanimidade e antecipadamente como presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…

27 de novembro de 2024