Dor, medo e angústia. Nunca se falou tanto de saúde mental, especialmente de depressão. A extensa discussão em torno da doença aflora a sensação de que há uma epidemia em curso. A depressão passou a ser considerada um problema de saúde mental grave e frequente, sendo por isso chamada de “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Após revelar aos mais de 35 mil fiéis que está, novamente, com depressão, o padre Fábio de Melo falou, ontem, segunda-feira (20/01), sobre os sintomas da doença. Em 2020, o religioso foi diagnosticado com síndrome do pânico e passou por tratamento.
Por meio de uma publicação feita nas redes sociais, Fábio de Melo relatou uma das crises depressivas. No desabafo, ele mencionou alguns dos sintomas da doença. Após o desabafo, o religioso contou nas redes sociais como foi seu dia até o evento e escreveu que “ontem foi um dia de milagres”.
Uma das presenças mais aguardadas no palco da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no último dia das celebrações pelos 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria, padre Fábio de Melo emocionou os fiéis ao revelar sua batalha contra a depressão.
No palco, falando para milhares de pessoas que lotavam o espaço, confessou que as últimas semanas foram especialmente difíceis e que até duvidou da sua vontade de viver.
“Quero abrir meu coração. Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. Ao longo dessas duas últimas semanas eu só tenho um pensamento nessa vida: a vontade de deixar de viver”, disse o religioso.
Em seu relato, o padre Fábio de Melo afirmou que não irá desistir de lutar contra a depressão. “Mas eu não estou sozinho nessa vida. Eu sei que o Senhor está em mim e eu sei que não vou desistir. Eu proclamo hoje que estou nascendo de novo e que esse é o primeiro minuto da minha nova vida“, declarou ele.
No São João de Campina
No ano passado, durante entrevista coletiva antes de se apresentar no São João de Campina Grande, o padre Fábio também falou de depressão e alertou para a gravidade do problema. Na entrevista que O PB Agora participou, padre Fábio disse que depressão é um problema sério, que acomete pessoas de todas as idades e precisa ser tratada.
“O nosso desafio diário é renovar o significado da vida. E ninguém está garantido. Eu sei porque passei por momentos muitos difíceis na minha vida, enfrentando a depressão e enfrentando a síndrome de pânico. É uma doença como qualquer outra e nós não podemos mais ter preconceito com a doença mental. A doença mental requer um tratamento da mesma forma como uma doença cardíaca. Durante muito tempo nós lidamos das doenças mentais como se fossem problemas espirituais, e não. São coisas separadas. É claro que um espírito fortalecido e resiliente tende a solucionar melhor um processo depressivo. Mas é depressão que são químicas e a pessoa precisa da intervenção do remédio para harmonizar e descobrir o sentido da vida” afirmou.
Severino Lopes
PB Agora
Nessa segunda-feira (20) uma menina de apenas seis anos foi encontrada morta em um barreiro…
Investigações da Polícia Civil da Paraíba resultaram em mais uma operação contra facções criminosas no…
A Democracia Socialista (DS), uma das correntes internas do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou o…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou nesta terça-feira (21) sobre os cenários políticos…
Na manhã desta terça-feira (21), motoristas e pedestres enfrentaram dificuldades em cruzamentos importantes de João…
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, visita a Paraíba nesta terça-feira (21) para participar…