Categorias: Saúde

Em um ano, Hospital da Criança de CG registrou 3,9% dos casos suspeitos da Covid-19

PUBLICIDADE

O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) divulgou um balanço do número de atendimentos de casos respiratórios realizados durante os doze meses da pandemia da Covid-19. Nesse um ano, apenas 3,9% dos pacientes com problemas respiratórios apresentaram diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

 

Entre março de 2020 e fevereiro de 2021 foram atendidas 1.135 crianças e adolescentes com problemas respiratórios. Desse total, apenas 44 tiveram resultado detectado para a Covid-19. Os meses com mais casos foram julho e agosto, com 12 e 11 respectivamente. E no último mês de fevereiro não houve registro de pacientes com a doença.

 

De acordo com a diretora técnica da unidade, a médica Taís Dantas, a maioria dos pacientes não apresentou complicações significativas. “Não enxergamos casos com comprometimento severo, inclusive, não temos nenhum registro de óbito de criança com Covid-19 no HCA”, disse.

 

Ainda segundo a médica, o hospital também não registrou nenhum caso de síndrome inflamatória multissistêmica, que consiste em um agravamento generalizado causado pela Covid-19. “Felizmente, no Hospital da Criança e do Adolescente, não tivemos nenhum caso desse tipo”, ressaltou.

 

Apesar disso, a diretora percebeu um aumento do número de pacientes com outras doenças. “Esse período, entre março e abril, é reconhecidamente uma fase de aumento de casos respiratórios. Mas eles estão muito mais ligados a outras patologias, como bronquiolite, pneumonia, laringite, asma, crises de sinusite. Então, é necessário redobrar os cuidados também com essas doenças”, destacou.

 

A diretora enfatizou que a unidade hospitalar dispõe de leitos para internação em enfermaria e UTI e ainda destacou a segurança do atendimento no HCA. “Somos o serviço de referência para casos de Covid-19 em crianças e adolescentes. Mas criamos fluxos diferentes para os atendimentos, com a emergência no primeiro e segundo andar e a internação de casos não Covid-19 no segundo andar. Assim, os pais e responsáveis podem e devem procurar o HCA sempre que for necessário, até porque dispomos sim de leitos”, asseverou.

 

A médica Taís Dantas reforçou ainda a necessidade de seguir com os cuidados preventivos relacionados ao novo coronavírus. “Os cuidados continuam os mesmos: higienizar as mãos, usar máscaras, evitar aglomerações. E, nos casos de apresentar qualquer sintoma respiratório, procurar o HCA e, caso esteja assistindo aula presencialmente, suspender preventivamente a ida à escola”, finalizou.

 

Redação com PMCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João mobiliza Cagepa e Bombeiros para garantir água em municípios afetados pela suspensão da operação carro-pipa

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que o Estado usará…

25 de novembro de 2024

Governador anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024

70 CIDADES AFETADAS: Governador João projeta normalização da operação carro-pipa na Paraíba ainda nesta semana

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…

25 de novembro de 2024

PRF impede roubo de carreta da empresa Magazine Luiza na manhã desta segunda-feira em Pedras de Fogo

Ação rápida frustrou roubo de mercadorias que estavam sendo transportadas em caminhão de empresa varejista.…

25 de novembro de 2024

Governo Lula avalia que vitória de Orsi no Uruguai fortalece Mercosul

A vitória do candidato Yamandú Orsi na disputa pela presidência do Uruguai foi comemorada pelo…

25 de novembro de 2024

Bancada do Republicanos na Câmara Municipal de JP declara apoio à reeleição de Dinho como presidente

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo…

25 de novembro de 2024