Dentro da programação da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma capacitação para os marcadores de exames e consultas das Unidades de Saúde da Família (USF). A iniciativa teve como objetivo dar maior celeridade ao encaminhamento das mamografias e oferecer melhor orientação aos usuários do serviço.
A capacitação aconteceu de terça (7) até quinta-feira (9) e foi ministrada pelas equipes de saúde da mulher e regulação da SMS. Ao todo, foram qualificados 120 servidores, divididos em três turmas, que saíram do curso com um entendimento mais amplo sobre o sistema de regulação utilizado pelo município.
De acordo com a coordenadora de saúde da mulher da SMS, Tânea Lucena, as usuárias terão os exames marcados no momento da consulta na USF. “A partir da próxima semana, a mamografia será marcada na hora e a paciente já sai encaminhada para o serviço conveniado em até dois dias”, afirmou.
Apesar de ser direcionada ao exame de mamografia, a qualificação também incluiu um treinamento para o atendimento aos usuários de forma geral. “É importante que os marcadores estejam sempre atualizados sobre o funcionamento do sistema e possam informar corretamente à população sobre os encaminhamentos aos serviços especializados”, ressaltou Tânea.
Serviço – Só este ano, o município de João Pessoa já realizou mais de 7,8 mil mamografias, sendo 4 mil em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e o restante entre mulheres abaixo dos 50 anos. Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados.
A campanha – O mês de outubro é mundialmente marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Por isso, durante todo o mês, serão intensificadas as ações na Rede Municipal de Saúde que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer.
PMJP