Entra em vigor nesta segunda-feira (20), as novas bandeiras do Plano Novo Normal na Paraíba. De acordo com o mapeamento de bandeiras feito pelo Governo do Estado, o cenário da pandemia continua em estabilidade. A bandeira amarela, que indica para a queda nos índices, predomina em mais de 99% dos 223 municípios.
As novas bandeiras divulgadas neste final de semana pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), tem validade por 15 dias. A perspectiva é que o reflexo dos números sejam atestados nos próximos decretos com medidas flexíveis.
Mais uma vez, apenas as cidades de Cacimba de Areia e Santa Inês, ambas no sertão da Paraíba, são as exceções no mapa. Os dois municípios continuam classificados em bandeira laranja, o que exige mais rigor nos protocolos sanitários.
Na 34ª avaliação Plano Novo Normal, o cenário de cores é o mesmo da classificação anterior, feita no início de setembro. Ou seja, os demais, 221, estão sob a bandeira amarela, com restrições mais brandas com relação à pandemia.
Como efeito do avanço da vacinação, e dos decretos de medidas restritivas,e exigência dos protocolos sanitários, o índice de transmissão do vírus, registrado nas cidades paraibanas, diminuiu. Na última classificação, 142 municípios paraibanos estavam com taxa de transmissão superior a 1.0. Agora, conforme a nota técnica divulgada pela secretaria de saúde estadual, esse número é de 78 cidades. Na quinzena anterior eram 113 municípios (51%). Há pouco mês esse mesmo índice só era visto em 76 cidades (34%).
O mapeamento feito pela secretaria de saúde estadual, em bandeiras, servem para orientar a gestão pública sobre medidas de isolamento social a serem tomadas no Estado.
“Neste momento é oportuno que se intensifiquem ainda mais as ações de testagem populacional. Ratifica-se a importância da coleta oportuna de swab nasal para realização do RT-PCR, seja nos domicílios, nas unidades de saúde da família, ou ainda nas unidades de urgência e emergência, ou hospitalares”, ressaltou a nota técnica.
O estado continua sem municípios na bandeira verde e vermelha, porém mesmo com a maioria das cidades na bandeira amarela, segundo a Secretaria de Estado da Saúde , é necessário continuar mantendo os cuidados de prevenção ao novo coronavírus.
O Plano Novo Normal PB tem o objetivo de criar estratégias de ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Plano é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar. O reflexo do plano é traduzido nos decretos publicados pelo Estado e municípios.
SL
PB Agora