Entra em vigor nesta segunda-feira (20), as novas bandeiras do Plano Novo Normal na Paraíba. De acordo com o mapeamento de bandeiras feito pelo Governo do Estado, o cenário da pandemia continua em estabilidade. A bandeira amarela, que indica para a queda nos índices, predomina em mais de 99% dos 223 municípios.
As novas bandeiras divulgadas neste final de semana pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), tem validade por 15 dias. A perspectiva é que o reflexo dos números sejam atestados nos próximos decretos com medidas flexíveis.
Mais uma vez, apenas as cidades de Cacimba de Areia e Santa Inês, ambas no sertão da Paraíba, são as exceções no mapa. Os dois municípios continuam classificados em bandeira laranja, o que exige mais rigor nos protocolos sanitários.
Na 34ª avaliação Plano Novo Normal, o cenário de cores é o mesmo da classificação anterior, feita no início de setembro. Ou seja, os demais, 221, estão sob a bandeira amarela, com restrições mais brandas com relação à pandemia.
Como efeito do avanço da vacinação, e dos decretos de medidas restritivas,e exigência dos protocolos sanitários, o índice de transmissão do vírus, registrado nas cidades paraibanas, diminuiu. Na última classificação, 142 municípios paraibanos estavam com taxa de transmissão superior a 1.0. Agora, conforme a nota técnica divulgada pela secretaria de saúde estadual, esse número é de 78 cidades. Na quinzena anterior eram 113 municípios (51%). Há pouco mês esse mesmo índice só era visto em 76 cidades (34%).
O mapeamento feito pela secretaria de saúde estadual, em bandeiras, servem para orientar a gestão pública sobre medidas de isolamento social a serem tomadas no Estado.
“Neste momento é oportuno que se intensifiquem ainda mais as ações de testagem populacional. Ratifica-se a importância da coleta oportuna de swab nasal para realização do RT-PCR, seja nos domicílios, nas unidades de saúde da família, ou ainda nas unidades de urgência e emergência, ou hospitalares”, ressaltou a nota técnica.
O estado continua sem municípios na bandeira verde e vermelha, porém mesmo com a maioria das cidades na bandeira amarela, segundo a Secretaria de Estado da Saúde , é necessário continuar mantendo os cuidados de prevenção ao novo coronavírus.
O Plano Novo Normal PB tem o objetivo de criar estratégias de ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Plano é a matriz de orientação do estado para o funcionamento das atividades econômicas, indicando quais segmentos devem funcionar. O reflexo do plano é traduzido nos decretos publicados pelo Estado e municípios.
SL
PB Agora
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…