Categorias: Saúde

Médico fala dos impactos das comorbidades para a covid e alerta: “Jovens não estão se conscientizando”

PUBLICIDADE

Você conhece a relação entre o envelhecimento e a covid-19? Algumas pessoas têm maior risco de desenvolvimento da forma grave da doença, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) — são os chamados grupos de risco da covid-19. Os idosos, por exemplo, fazem parte dele. Em entrevista o geriatra Arnaldo Viegas, explica os motivos pelos quais os idosos são vulneráveis ao coronavírus da mesma forma que a todas as doenças infecciosas.

“Certamente, os idosos têm mais comorbidades. Geralmente tem hipertensão, já tem diabetes, outras doenças, sequelas de AVC e outras comorbidades, além de ter uma defesa imunológica mais combalida. Então, tudo isso faz com que depois dos 60, 70 anos e quanto maior a idade, maiores são os riscos de ter complicações pelo coronavírus. Muitos jovens não estão se conscientizando: saem pra balada sem máscara, vão à praia e depois de beber já não usa mais a máscara. E chegam em casa! O que está acontecendo é que a maioria dos idosos pega o vírus com os próprios netos, filhos que saem e não se preocupam. Pensam que são jovens e não vão morrer, mas o número de jovens que estão se internando e morrendo já é bastante assustador também”, revela o geriatra, destacando que entre as comorbidades mais frequentes estão a diabetes, hipertensão e, em alguns casos, o mal de Alzheimer e de Parkinson, as sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças cardíacas.

O QUE SÃO COMORBIDADES?
A palavra comorbidade é formada por dois termos que, unidos, explicam o seu significado: “co” (junto, união) e morbidade (conjunto de causas capazes de produzir uma doença). Ou seja, as comorbidades são o conjunto de doenças que uma pessoa apresenta em determinado momento.

O problema é que os portadores de comorbidades podem não saber que possuem a doença, visto que podem viver muitos anos sem apresentar sintomas (paciente assintomático). Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ter diversas comorbidades, mas pelo tempo de vida acabam sendo mais comuns nos idosos!

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024