Em alusão ao Dia Mundial do Idoso, comemorado em 1º de outubro, e como parte da programação da Semana Municipal do Idoso, o Centro de Práticas Integrativas em Saúde (Cepics) Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, está oferecendo oficinas direcionadas a este público.
Na tarde desta sexta-feira (3), um grupo de idosas, teve a oportunidade de conhecer a ‘Biodanza’, um sistema de desenvolvimento humano que utiliza a música, movimentos e vivências para gerar uma melhor qualidade de vida.
Para Édia Andrade, de 70 anos, participar das práticas integrativas representou uma melhora significativa na saúde. “Eu superei 12 anos de síndrome do pânico através da yoga e da meditação, por isso não perco a oportunidade de conhecer algo novo, como a ‘biodanza’”, afirmou.
Semana Municipal do Idoso – A Semana Municipal do Idoso teve início na última quinta-feira (25) e segue até o dia 11 de outubro. Este ano, a ação comemora os ‘11 anos do Estatuto do Idoso’.
No dia 10 de outubro, o Centro de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, volta a realizar as oficinas de práticas integrativas para a pessoa idosa, a partir das 14h.
Biodanza – A prática foi criada na década de 1960, no Chile, com o intuito de dar uma melhor qualidade de vida aos praticantes. “É a dança da vida. Realizamos movimentos que nos levam a uma boa vida, a se reeducar. Buscamos a interação e integração entre as pessoas”, explica o facilitador de Biodanza, desde 1996, Sifronio Lima.
O facilitador destaca ainda que a dança é aconselhável para pessoas de qualquer sexo e idade e aumenta a energia vital, a disposição, a integração motora, melhora a autoestima, regula o sono e a pressão arterial, entre tantos outros benefícios.
Práticas Integrativas – As Práticas Integrativas e Complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, bem como a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.
O Centro oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, tai chi chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.
A Rede de Serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa é composta por três Cpics. O primeiro foi o “Cinco Elementos”, criado em 2008, no Parque Arruda Câmara (Bica).
O “Canto da Harmonia” foi inaugurado no dia 14 de maio de 2012, e está localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina. Já o “Equilíbrio do Ser”, inaugurado em 31 de agosto de 2012, localiza-se na região Sul, na Avenida Sérgio Guerra, no bairro Bancários.
PMJP