Especialista da Prefeitura de João Pessoa alerta para os riscos provocados pela fumaça neste período junino

PUBLICIDADE

A temporada de festas juninas traz muita alegria, comidas típicas e tradições culinárias. Aliado a isso, vem a tradicional queima de fogueiras e fogos de artifício, produzindo muita fumaça. Por causa disso, a Prefeitura de João Pessoa faz um alerta sobre os impactos que a inalação da fumaça pode causar na saúde da população, especialmente para quem convive com doenças preexistentes, a exemplo da asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e rinite alérgica.

De acordo com o clínico geral Felipe Montenegro, médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essa é a época em que todos se deparam com muita fumaça das fogueiras e fogos de artifício, sendo extremamente necessário um cuidado a mais com a saúde ocular e respiratória ao se aproximar desses atrativos juninos.

“A fumaça liberada pode causar efeitos imediatos nocivos à saúde, gerando irritação ocular, nasal e faríngea. A distância da pessoa e o tempo de inalação podem desencadear alergias, exacerbações da asma, rinite ou até um quadro de intoxicação. Pessoas com complicações respiratórias prévias devem evitar o contato com fogueiras e fogos de artifícios, além de outros tipos de fumaça. É mais seguro para essas pessoas ficar bem longe da liberação desses gases. A faixa etária de crianças e idosos merecem uma atenção especial com maior suscetibilidade a problemas respiratórios”, alertou o médico.

Ele ressalta ainda que, caso haja a contaminação por essa fumaça, os pacientes com componente respiratório ou intoxicação devem procurar imediatamente um serviço médico. A evolução do quadro pode gerar sintomas de desorientação, perda do nível de consciência e dor torácica. Caso ainda não haja atendimento médico, é importante ficar em local aberto e arejado até definição de suporte de saúde eficaz.

Onde procurar

A Rede Municipal de Saúde orienta que, em caso de contaminação por fumaça, o cidadão deve procurar imediatamente qualquer uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (Cruz das Armas, Oceania, Bancários e Valentina) da Capital, ou ainda os hospitais que possuem atendimento de portas abertas, como é o caso do Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) e, para casos de atendimento em pediatria, o Hospital Municipal do Valentina Figueiredo.

Orientações

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) orienta que o acendimento de fogueiras em áreas urbanas permanece proibido, seguindo Lei Estadual 11.711, de 19 de junho de 2020.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

FERJ aceita pedido do Flamengo e define jogo contra Madureira no Amigão, em CG

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) aceitou, neste domingo (23),…

23 de dezembro de 2024

Jornalista Heron Cid recebe Título de Cidadão de São Vicente do Seridó

A Câmara Municipal de São Vicente do Seridó, no Cariri do estado, concedeu o Título…

23 de dezembro de 2024

Samu-JP irá disponibilizar ambulâncias extras para as festas de fim de ano no Busto de Tamandaré

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de João Pessoa (Samu-JP) preparou um plano…

23 de dezembro de 2024

SOLIDARIEDADE: Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nesse domingo (22), a 49ª doação de múltiplos…

23 de dezembro de 2024

Vereador Aleksandro Pessoa reage após exonerações de aliados por Karla Pimentel: “Retaliação”

O clima político em Conde está tenso após uma série de movimentações ocorridas dentro da…

23 de dezembro de 2024

PRESTÍGIO: Hugo Motta emplaca novo presidente da Anac junto ao governo federal; saiba quem é

O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos), pré-candidato à presidência da Câmara dos Deputados, reforçou…

23 de dezembro de 2024