Categorias: Saúde

Especialista dá dicas de como abordar o assunto Coronavírus com as crianças

PUBLICIDADE

Com intuito de esclarecer as dúvidas dos pais, a psicóloga Carla Suânne, especialista em Psicologia Clínica e Humanística, disse em recente entrevista a imprensa, como os pais devem tratar do assunto sem assustar os pequenos.

“O que é coronavírus?”, “Por que as pessoas estão usando máscaras?”, “Posso ficar doente?”. Com a propagação do coronavírus (COVID19), muitos pais já devem ter sido confrontados com essas perguntas pelos seus filhos. Para não causar pânico nos pequenos, é preciso manter a calma e entrar no assunto com muito cuidado.  Segundo a psicóloga, as explicações sobre temas delicados, como é o caso da pandemia por coronavírus e desdobramentos, devem antes de qualquer coisa ter foco na verdade. “Nós costumamos subestimar as crianças e na verdade elas entendem e sabem muita coisa, mais do que podemos perceber”, Carla Suânne.

Ainda de acordo com a psicóloga, a idade não exerce muita influência no processo e que o importante para os pais e responsáveis é dizer às crianças o necessário, com base nos questionamentos feitos por elas mesmas.

“E dentro desse processo uma coisa importante também é falar com o linguajar e com o jeito delas. Não se trata de cronologia, se trata de expor à criança o que ela precisa saber. Pode haver a criança de um aninho, que tá ali na rotina dela e não entende e não perguntou nada e tem a criança que cobra, que tá sentindo falta da escola, ou das idas à casa da vovó. Nesse caso é preciso expor o que ela precisa saber e somente isso. Primeiro que o medo reduz a imunidade. É preciso fazer a criança entender a atual situação na qual está inserida sem atormentá-la. Alguns estudiosos já levantam a possibilidade de se desenvolverem transtornos em decorrência do que as crianças estão vivendo, por isso o tema deve ser tratado com todo o cuidado”, comenta.

Espere a criança perguntar – O coronavírus se tornou um dos principais personagens dos noticiários. E por ser o assunto do momento, alguns pais acabam se precipitando e falando sobre o tema em excesso. Para a especialista, o recomendado é só comentar sobre a epidemia, quando as crianças perguntarem.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Cedmex e NAF não atenderão ao público nesta sexta (29), na capital paraibana

Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…

29 de novembro de 2024

Homem é assassinado a tiros na comunidade ‘Matança’ na cidade de Cabedelo

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…

29 de novembro de 2024

PB Saúde altera datas de provas e oferece horário alternativo para candidatos com restrições religiosas

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) anunciou uma alteração  na data…

29 de novembro de 2024