O reumatismo é um grupo de enfermidades que causa dor e/ou inflamação nas articulações, além de uma série de outros sintomas. As doenças reumáticas atacam também os ligamentos, os tendões e os músculos. Para explicar melhor esse termo que é utilizado para designar mais de 200 patologias, entre elas, a artrite, a artrose e a fibromialgia, foi escutado os reumatológistas Rodrigo Ramos e Alessandra Braz que deram dicas de como se tratar essa doença que atinge de jovens a idosos.
Segundo Rodrigo, embora tais enfermidades sejam comuns em idosos, elas podem acometer pessoas de qualquer idade. “A dor provocada pelas doenças reumáticas nem sempre está relacionada à inflamação nas articulações. A artrose, por exemplo, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem. Já a fibromialgia atinge principalmente a musculatura.O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar. No entanto, a depender do tipo de patologia, até mesmo os ossos e os órgãos são atingidos, como os rins, o coração e o cérebro. O lúpus, por exemplo, é uma doença reumática autoimune que ataca os tecidos saudáveis do corpo humano”, disse.
Ramos ainda pontua quais são as causas das doenças reumáticas? Para ele, a origem dessas patologias está associada ao desgaste dos órgãos ou tecidos, o que ocorre de forma natural com o avanço da idade. Elas também são decorrentes de falhas no sistema imunológico, o qual ataca o próprio organismo. Há casos em que tais patologias surgem devido à condição hereditária do paciente.
“Sendo assim, o reumatismo não é resultante de um trauma físico ou acidente. Suas causas, na verdade, dependem do tipo de doença reumática. Ao sentir dor persistente nas articulações, é preciso procurar o médico para investigar a razão do desconforto. Com o diagnóstico em mãos, o paciente será direcionado para o tratamento mais adequado”, afirmou.
“Artrite reumatóide é uma doença que ainda não tem cura, mas, com o devido acompanhamento de um profissional de saúde, os processos inflamatórios podem ser reduzidos”, diz Alessandra que destaca ainda que as doenças reumatológicas mais comuns no na capital paraibana são artrose, fibromialgia, osteoporose, o lúpus eritematoso sistémico (LES), e a artrite reumatóide.
Como tratar essas enfermidades?
Com base nos sintomas relatados pelo paciente, o médico solicitará exames específicos para confirmar o diagnóstico. Após essa etapa, será necessário seguir com o tratamento, que varia conforme o tipo de doença reumática. Confira, a seguir, alguns recursos utilizados para atenuar o problema!
Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios coíbem a produção de prostaglandina, molécula que favorece o surgimento do líquido inflamatório nas articulações. A cortisona gera um resultado ainda mais rápido e eficiente, porém, o seu uso deve ser descontinuado o quanto antes devido aos efeitos colaterais. Ela é recomendada em estágios mais avançados da doença.
Imunossupressores
Os imunossupressores reduzem a resposta imunológica, logo, também agem de forma a atenuar o processo inflamatório decorrente das doenças reumáticas. São utilizadas doses baixas da medicação para que não provoque efeitos colaterais indesejados. Ainda assim, essas drogas — que também são empregadas no tratamento contra o câncer — oferecem bons resultados no controle das enfermidades.
Sessões de fisioterapia
Entre os sintomas de reumatismo, estão a rigidez e a deformidade nas articulações. Para evitá-los, é importante que o paciente passe por sessões de fisioterapia. Os exercícios orientados por profissional habilitado ajudam a reduzir as inflamações e, consequentemente, as dores, de modo a propiciar uma melhor qualidade de vida.
Da Redação