Especialistas explicam os benefícios da musculação na terceira idade: “Ameniza o declínio fisiológico do organismo”

PUBLICIDADE

A perda de massa muscular associada ao envelhecimento é chamada de sarcopenia. Esse processo é natural com o avançar dos anos, e atinge principalmente pessoas a partir dos 60 anos, impactando sua qualidade de vida. A musculação na terceira idade deixa os músculos mais fortes e ágeis, contribuindo para que o idoso se mantenha ativo e independente. Quem fala da importância dessa atividade física na 3ª idade são os professores em educação física Tatiane Calve e Janyeliton Alencar.

Para a especialista Tatiane Calve, existem algumas hipóteses sobre os motivos pelos quais os idosos não frequentam as academias de ginástica. Entre eles, ela cita: Mau atendimento; Falta de acessibilidade; Falta de capacitação por parte dos profissionais para prescrever e orientar os exercícios físicos para esta população; Vergonha de estar em um ambiente predominantemente frequentado por jovens e Prejulgamento por parte dos idosos pelo estereótipo em relação à estética corporal. ” Já fizemos uma comparação das pessoas matriculadas antes da pandemia e após o retorno das atividades presenciais, e o número diminuiu. As pessoas, principalmente os idosos, não retornaram às atividades, mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendando a prática regular de exercícios físicos para aumentar a imunidade”, disse Calve.

São múltiplas as causas da sarcopenia em idosos, desde as alterações hormonais e fisiológicas do envelhecimento até o estilo de vida. Sedentarismo, má alimentação, depressão, doenças crônicas e infecções levam ao declínio da musculatura de forma mais acentuada. Esse enfraquecimento dos músculos dos idosos sedentários dificulta a realização de atividades cotidianas, como caminhar, carregar compras e subir escadas, além de prejudicar o equilíbrio, aumentando o risco de quedas.

Segundo Janyeliton Alencar, para amenizar os sintomas da osteoporose e evitar sua evolução recomenda-se a prática de exercício físico, principalmente a musculação. O especialista explica que o treinamento de forças vai gerar uma mineralização do osso, fortalecendo o osso, através de impactos e torções promovidos pelo exercício. “A contração muscular em si, já é um estímulo de torção no osso, consequentemente, tornando-o mais forte. Já o sistema muscular apresenta um declínio conhecido como sarcopenia, que é a perda da massa muscular, que vai reduzindo força, flexibilidade e função motora”, destacou. O principal benefício da musculação na velhice é que ameniza o declínio fisiológico do organismo. “Muitas pessoas afirmam que a musculação é a fonte da juventude, pois reduz a aparência cronológica do corpo. Além de melhorar a condição física, previne doenças cardiovasculares e estabiliza doenças como osteoporose, artrite, Parkinson, sarcopenia, entre outras”, comentou.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Batalhão de Polícia Ambiental desarticula cativeiro ilegal e resgata aves silvestres na PB

Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) realizaram uma operação neste sábado (21), na cidade…

21 de setembro de 2024

Assessoria de Cícero Lucena denuncia campanha coordenada de ataques digitais contra o prefeito e Leo Bezerra

A assessoria do prefeito Cícero Lucena denunciou neste sábado (21), que dezenas de perfis falsos…

21 de setembro de 2024

Secretaria estadual de Educação desmente boatos sobre desligamento de terceirizados

A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB) emitiu uma nota oficial neste sábado (21)…

21 de setembro de 2024

Aprovação da gestão do prefeito César Marques em Aroeiras chega a 83%, aponta PB Agora/Datavox

Chega a 83% o índice de aprovação da administração do atual prefeito e candidato à…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox: números da espontânea também confirmam vantagem de César Marques em Aroeiras

Os resultados da pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta liderança de César Marques com mais de 4 vezes do total do 2º colocado em Aroeiras

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora e…

21 de setembro de 2024