Estado alerta produtores sobre influenza aviária; doença já foi registrada em países da América do Sul

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) adotará uma série de ações para evitar casos de influenza aviária (H5N1) no Estado — com focos da doença já registrados em países como Colômbia, Peru e Equador.

A gerente executiva da Sedap, Girlene Alencar, ressaltou que a Paraíba, assim como os demais entes da Federação, não registrou nenhum da influenza aviária, a “gripe da ave”, mas, com casos da doença em países vizinhos, é necessário que os produtores redobrem os cuidados. “Nós estamos em alerta para que essa doença não entre no Brasil, o que pode ser evitado com a adoção de algumas medidas: o produtor deve evitar o contato de suas aves com as aves de vida livre, manter as aves em área restrita, deixando água e alimentação fora do alcance de aves de vida livre”, recomendou.

“Aqui na Paraíba, a gente vai realizar sorologia, que é a coleta de material sangue de cloaca de ave para enviar para os laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura para atestar que realmente não temos essa doença aqui”, adiantou Girlene Alencar.

A influenza aviária, além de provocar grandes prejuízos econômicos pela alta mortalidade das aves, tem potencial zoonótico, isto é, pode contaminar humanos — facilitando a propagação da doença.

O Governo do Estado alerta ainda que, caso o produtor perceba sinais nervosos, respiratórios e digestivos nas aves, assim como aumento de mortalidade nos animais, deve entrar imediatamente em contato com a Sedap.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024