Categorias: Saúde

Evento abordará mitos sobre cirurgias plásticas

PUBLICIDADE

Na Capital: evento da Unimed vai discutir mitos e verdades da anestesia em cirurgias plásticas

Este será um dos assuntos abordados em evento na Capital, entre quinta e sábado da próxima semana, na Estação Ciência

Antes de uma cirurgia plástica, alguns fantasmas rondam a cabeça da paciente. Mas um, em especial, pode tirar o sono de muitas pessoas. Trata-se da anestesia, etapa principal de segurança de quem vai fazer não só uma plástica, como qualquer outra operação. Mas os motivos para preocupações têm sido cada vez menores. Graças ao maior conhecimento que há hoje em dia e a possibilidade de aplicá-lo nos pacientes, a margem de segurança desta etapa aumentou consideravelmente.

A especialidade evoluiu muito desde sua criação, quando havia o conceito simplista de apenas promover cirurgias sem dor. Nos dias de hoje, o fato de o anestesiologista assistir o paciente desde a fase pré-operatória, ficar ao seu lado durante toda a cirurgia e acompanhá-lo nos cuidados pós-operatórios, também contribuiu para que o procedimento se tornasse ainda mais seguro. Além disso, a especialidade é única a requerer conhecimentos de diversas outras áreas e a formação de um médico anestesiologista, atualmente, demanda três anos de pós-graduação.

A anestesia começa com o preparo pré-anestésico, onde o cirurgião ou anestesista realiza consulta para saber o estado de saúde de cada paciente, doenças associadas, passado médico e solicita, quando necessários, exames complementares ou consultas com outros especialistas, para programar e realizar a anestesia mais adequada para cada paciente.

O pós-anestésico de cirurgias plásticas normalmente não é complicado e o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte à internação. As dores são geralmente de fraca intensidade e controladas com analgésicos comuns; outra intercorrência possível de ocorrer são náuseas e vômitos, que também são controlados com antieméticos potentes.

Ao programar uma cirurgia é fundamental realizar uma avaliação pré-operatória detalhada, com exames complementares e avaliação de especialistas quando necessário, para poder, então, optar pelo melhor tipo de anestesia, ou seja, aquela que ofereça ao paciente a melhor relação custo-benefício.

Assunto será abordado em evento na Capital

As verdades e os mitos sobre o assunto serão debatidos às 17h30 desta quinta-feira (25), durante a palestra “Anestesia na cirurgia plástica – desafios para uma trilha segura”, que será ministrada pelo médico paulista Oscar César Pires, no primeiro dia da 34ª Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia (Jonna). O evento ocorrerá até sábado (27), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, em João Pessoa.

Cerca de 400 pessoas devem assistir à programação, que inclui também palestras sobre falha na anestesia regional para cesariana, raquianestesia em situações incomuns, bloqueios anestésicos e neurolíticos na dor crônica e dor oncológica e cuidados paliativos. O evento contará com profissionais do Brasil, Estados Unidos e França.

Entre as atividades paralelas estão a 6ª Jornada Norte-Nordeste de Dor da SBA, a 25ª Jornada de Anestesiologia do Estado da Paraíba, o 3º Fórum de Cooperativismo Médico e o Workshop de Via Aérea Difícil (em inglês, Stanford Difficult Airway Course).
O evento é aberto para médicos associados e não associados à Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), graduandos de Medicina, profissionais de saúde e estudantes da área de saúde.

A Jornada de Anestesiologia, promovida pela Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB) e pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), conta com o apoio da Unimed João Pessoa, da Unicred, da Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado da Paraíba (Coopanest-PB) e do Sescoop.
Para saber mais informações sobre a Jonna, basta ligar para os telefones (83) 2108-8220 e (83) 9961-4091.
Programação

A abertura oficial da 34ª Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia está prevista para as 18h30 do dia 25 deste mês, com um show do poeta Jessier Quirino, seguido de coquetel. Mas durante todo o dia acontecerão palestras, entre as quais “Uso clínico e avançado da máscara laríngea”, por Irene Osborn, dos Estados Unidos, e “Técnicas de isolamento pulmonar”, por Vivek Kulkarni, também dos Estados Unidos.

Paralelo ao evento, acontecerão a 6ª Jornada Norte-Nordeste de Dor da SBA, nos dias 26 e 27 de março; a 25ª Jornada de Anestesiologia do Estado da Paraíba, o 3º Fórum de Cooperativismo Médico, no dia 26 de março; e o Workshop de Via Aérea Difícil (em inglês, Stanford Difficult Airway Course).
Nos dias 24 e 25 de março, serão promovidos cursos pré-jornada sobre Anestesia Venosa Total, no Centro Cirúrgico do Hospital de Emergência e Trauma, com os instrutores Roberto Ibiapina (CE) e Marcos Albuquerque (SE); e Bloqueios Anestésicos, Centro Cirúrgico do Complexo Hospitalar Mangabeira (Ortotrauma), com os instrutores Luiz E. Imbelloni (RJ) e M. Gouveia (RJ).

A programação completa da 34ª Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia pode ser conferida no endereço http://www.saepb.com.br/jonna.

 

Assessoria da Unimed/JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024