Fibromialgia: JP divulga novo fluxo para a emissão das carteiras a pacientes

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa elaborou um novo fluxo para a emissão das carteiras das pessoas com fibromialgia para facilitar o acesso à população que necessita deste documento. Com o novo fluxo, o usuário deverá solicitar e também receber o documento em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Para solicitar carteira, o usuário deve se dirigir à sua USF portando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, foto 3×4, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico de fibromialgia por um reumatologista. As Unidades de Saúde da Família funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Caso o usuário não tenha um laudo médico, será encaminhado pela equipe de saúde da família para uma consulta com um reumatologista das policlínicas ou hospitais da Rede Municipal de Saúde. “É importante que as pessoas que têm fibromialgia procurem as Unidades de Saúde para dar entrada neste documento que pode ser muito necessário em seu dia a dia e a Secretaria de Saúde está garantindo este direito”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

A emissão da carteira da pessoa com fibromialgia, atende à Lei Municipal que protege os direitos dos cidadãos acometidos por esta síndrome. O documento pode ser utilizado para a identificação em determinados locais nos quais as pessoas com esta síndrome necessitem de atendimento preferencial.

Fibromialgia – É uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. A dor é acompanhada de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Lei Municipal – A Lei Ordinária 13.991/2020 institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de João Pessoa, com diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para este grupo, disseminação de informações relativas ao tema, incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados na assistência a este público e atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos municipais, empresas privadas e comerciais.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Botafogo atropela Peñarol e encaminha vaga na final da Libertadores

Em uma partida épica, disputada na noite de ontem, quarta-feira (23/10),o Botafogo encaminhou a sua…

24 de outubro de 2024

Tiroteio deixa três pessoas mortas no Conjunto Francisco Cunha, em Cruz do Espírito Santo

Diversos tiros disparados no Conjunto Francisco Cunha, em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana…

24 de outubro de 2024

PP de Aguinaldo Ribeiro declara apoio a Davi Alcolumbre na eleição à presidência do Senado

A mídia nacional destacou ontem (23), via a coluna Radar da Veja, um encontro onde…

24 de outubro de 2024

Justiça torna réu diretor da UFPB que proibiu transexual de usar banheiro feminino

Em decisão publicada ontem (23), a Justiça Federal na Paraíba aceitou, denúncia contra o diretor…

24 de outubro de 2024

Polícia Militar apreende mais de 40 trouxinhas de cocaína e maconha em João Pessoa

Uma ação da Polícia Militar apreendeu na noite de ontem (23), no bairro Treze de…

24 de outubro de 2024

PMJP cria comissão para formação de curso de novos Guardas Municipais de JP

Foi publicada ontem (23) no Diário Oficial de João Pessoa a portaria que estabelece a…

24 de outubro de 2024