Fibrose pulmonar: pneumologistas explicam os riscos da doença que levou à morte da cantora e compositora Rita de Cássia

PUBLICIDADE

A fibrose pulmonar é um problema de saúde associado a lesões ou cicatrizes que comprometem o funcionamento dos pulmões. Segundo os pneumologistas consultados, Karin Storrer e Agostinho Neto, essa é uma doença que causa fibrose em uma região chamada parênquima pulmonar, que pode ser identificada pela tomografia de tórax. Ainda segundo os médicos, o problema relacionado ao endurecimento dos tecidos pulmonares pode levar à perda da função do órgão.

Para Karin Storrer. Que integra a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as causas podem estar associadas a diversos fatores, incluindo a exposição a poluentes e fatores ambientais como mofo e penas, refluxo gastroesofágico e determinadas condições genéticas.

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu na última terça-feira (3), aos 49 anos, em decorrência da fibrose pulmonar. Na primeira versão deste texto, afirmamos com base nas informações do empresário da artista que a causa da morte havia sido fibrose cística, um outro tipo de doença que pode acometer o sistema respiratório. Em geral, a doença compromete pessoas acima de 50 anos, homens e fumantes, de acordo com a SBPT. Os sintomas mais comuns são a falta de ar, cansaço e tosse seca persistente.

“Com o tempo, há grande perda da função pulmonar e aumento das áreas de fibrose. A progressão sem tratamento costuma ser rápida com elevada mortalidade em dois a cinco anos”, afirma Karin Storrer. Os tratamentos da fibrose pulmonar não conseguem ajudar o paciente a retomar o estado original do pulmão, mas podem ajudá-lo a retomar a qualidade de vida. Geralmente, são utilizados medicamentos, além de suprimentos de oxigênio para auxiliar a recuperação do paciente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, estima-se que a fibrose pulmonar sem causas conhecidas atinja de 14 a 43 em cada 100 mil pessoas. No Brasil, estima-se que haja de 13 a 18 mil casos.

“A fibrose pulmonar faz parte do grupo das doenças pulmonares intersticiais, que acometem os tecidos do pulmão. Há dezenas de causas de fibrose pulmonar, incluindo a fibrose pulmonar idiopática (mais comum em idosos), a pneumonia de hipersensibilidade por inalação de antígenos e aquelas causadas por doenças reumatológicas”, disse Agostinho Neto.

Conforme Agostinho Neto, além do auxílio médico, os pacientes precisam abdicar de hábitos que possam agravar o quadro clínico. “Os pacientes portadores de fibrose pulmonar devem ser acompanhados pela equipe e por médico pneumologista com experiência no tratamento dessas enfermidades, que não são tão comuns. Além de medicações específicas, que dependem da causa da fibrose, alguns cuidados importantes incluem abster-se de cigarros e cigarros eletrônicos, tratar refluxo gastroesofágico, se presente, e manter as vacinas em dia, em particular as vacinas contra Covid-19, influenza e pneumococo”, finalizou.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024