A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) – unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba – inaugurou, nessa quinta-feira (2), a nova Unidade de Decisão Cardiológica (UDC), com novos leitos, voltados à estabilização dos pacientes cardiológicos que dão entrada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, para serem atendidos no setor de Hemodinâmica, gerenciado pela PB Saúde.
Dotada de cinco novos leitos completos, com monitores, multiparâmetros e respiradores, a UDC funcionará como leitos de transição, que devem ser usados pela equipe médica para tomada de decisão. “É um local onde a gente vai acolher os pacientes, avaliar e decidir qual a conduta a ser tomada a partir daquele momento, se é para o paciente permanecer na enfermaria, se vai para a UTI ou se vai direto para a hemodinâmica para realizar algum procedimento”, explicou a coordenadora administrativa da Hemodinâmica de Patos, Liliane Sena.
A inauguração dos novos leitos da UDC vai agilizar ainda mais o atendimento especializado em cardiologia na Hemodinâmica de Patos, que atende atualmente 89 cidades do Sertão. “Com esse setor, a hemodinâmica agora passa a contar com leitos dedicados exclusivamente ao atendimento cardiológico para que a equipe já inicie o atendimento especializado desde o momento em que o paciente chega no hospital. Antes, estes pacientes ocupavam leitos na Urgência do Complexo Hospitalar, então a UDC também ajuda com a desocupação destes leitos”, completou Liliane.
Os leitos da UDC também são preparados para funcionar como leitos de retaguarda das UTIs. Como dispõem dos mesmos equipamentos que existem nos leitos da UTI, caso elas estejam totalmente preenchidas, é possível receber um paciente agudo na UDC, que vai ficar sendo atendido provisoriamente até a liberação do leito da UTI.
Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, a inauguração do novo espaço reflete o compromisso da Fundação PB Saúde com a excelência no atendimento aos paraibanos. “Com a UDC, oferecemos uma resposta rápida e especializada para os pacientes do Sertão. Com leitos equipados e uma equipe dedicada, estamos prontos para avançar ainda mais na prestação de cuidados de saúde de alta complexidade” disse.
A cerimônia de inauguração do novo setor da Hemodinâmica de Patos contou com a presença do diretor geral do Complexo Hospitalar, Francisco Guedes; da coordenadora Liliane Sena; do líder de Práticas Médicas da PB Saúde, Lucas Xavier; do diretor técnico do Complexo, Pedro Augusto; da coordenadora de Práticas Assistenciais, Kamila Natielly, e de lideranças da PB Saúde no serviço de Hemodinâmica.
Além da retirada da fita que inaugura o setor, também foi feita a integração dos colaboradores da PB Saúde que vão atuar diretamente na UDC. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que já haviam sido integrados em outras unidades gerenciadas pela PB Saúde, a exemplo do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e do Hospital do Servidor General Edson Ramalho, e que foram transferidos para a Hemodinâmica de Patos.