G20 Saúde começa com debates sobre produção regional de insumos e saúde digital

PUBLICIDADE

O Brasil vai sediar a partir de hoje, terça-feira (29/10), até 31 de outubro, a Reunião de Ministros de Saúde do G20  no Rio de Janeiro. A presidência brasileira estabeleceu como tema do GT da Saúde a construção de sistemas de saúde resilientes e elencou quatro prioridades: prevenção, preparação e resposta a pandemias.

O encontro tem como foco na produção local e regional de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos de saúde; saúde digital , para expansão da telessaúde, integração e análise de dados dos sistemas nacionais de saúde; equidade em saúde; e mudança do clima e saúde.

Segundo a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, a criação da coalizão para produção regional de insumos estratégicos de saúde é uma das principais propostas à frente do G20. A medida é mais um esforço da saúde para implementar a Aliança contra a Fome e a Pobreza. “A coalizão será fundamental para garantir que todos os países tenham acesso equitativo a vacinas e medicamentos, promovendo inovação justa e acessível”, destaca.

A programação tem início com o debate ‘Combatendo a Desinformação em Saúde: Desafios e Soluções’, onde será apresentado o levantamento inédito de um ano do projeto Saúde com Ciência , voltado ao enfrentamento da desinformação em saúde.

Amanhã, quarta-feira (30/10), a ministra Nísia Trindade conversa com jornalistas sobre mudanças climáticas, saúde e perspectivas para a COP30. A programação da Reunião de Ministros de Saúde do G20 inclui, ainda, temas como resistência antimicrobiana, telessaúde e integração dos dados de sistemas nacionais.

A expectativa é que, ao final das discussões, seja firmado uma declaração ministerial sobre mudanças climáticas e saúde, abordando formas de adaptar políticas a esta nova realidade. A ideia é definir um compromisso que considere as especificidades de cada país, apoiando a produção industrial de saúde com menos emissões e promovendo a reconstrução de sistemas de saúde em áreas de maior vulnerabilidade social.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após noite de terror e guerra entre facções, polícia intensifica ações em bairros de Bayeux

Nesta terça-feira (29), a Polícia Militar intensificou sua presença em vários bairros da cidade de…

29 de outubro de 2024

Hugo Motta articula PT de Lula e PL de Bolsonaro juntos na disputa pela presidência da Câmara: “Caminharão conosco”

Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…

29 de outubro de 2024

TCE-PB alerta prefeitos sobre prazo para envio da LDO 2025; mais de 20 estão em atraso

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) alerta os prefeitos municipais que ainda…

29 de outubro de 2024

Polícia apreende armas e frustra tentativa de assalto no José Américo, em João Pessoa

Duas armas de fogo foram apreendidas durante reforço policial no bairro de José Américo, na…

29 de outubro de 2024

Cícero diz não temer ‘terceiro turno’ em JP e reitera tranquilidade e foco no trabalho: “Se alguém cometeu crime, foram eles”

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta terça-feira (29), o prefeito reeleito de João Pessoa,…

29 de outubro de 2024

Galdino reage a George Morais e alerta: “Sem o Republicanos, Efraim seria apenas um ex-deputado”

O deputado Adriano Galdino (Republicanos), atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),em entrevista nesta…

29 de outubro de 2024