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GEAP: plano de saúde é notificado pelo Procon-JP depois denúncia de consumidores

O Procon de João Pessoa notificou uma empresa de plano de saúde por problemas na marcação de cirurgias. O órgão exigiu explicações à empresa depois que consumidores denunciaram que não conseguem marcar o procedimento e que são recomendados pelo próprio plano de saúde a procurar um médico particular.

De acordo com o chefe de fiscalização do Procon-JP, Vamberto Alexandre de Sousa, foi notificada a Fundação de Seguridade Social (Geap) para que preste esclarecimentos. “As pessoas estão nos procurando para relatar esses problemas. A empresa tem que se explicar porque uma das pacientes estava com cirurgia marcada e não sabe se vai conseguir fazer porque a empresa disse que ela tem que conseguir um anestesista”, afirmou.

Ele explicou que, como os anestesistas que prestam serviço para o plano de saúde estão em greve, a empresa disse que a paciente pagasse um médico particular. “Como está em cima do dia da cirurgia e os médicos estão em greve, se ela pagar a empresa tem que ressarcir. O consumidor não pode arcar com os custos de um médico que o próprio plano tem. Se a empresa descumprir vamos autuar com base no Código de Defesa do Consumidor, que prevê multas de R$ 400 a R$ 6 milhões”, esclareceu.

Pacientes procuram o Procon-JP – Uma das consumidoras que enfrentaram problemas e procuraram o Procon-JP está há quatro anos vinculada ao plano de saúde. Ela relatou que precisa fazer uma histerectomia, que é uma cirurgia para retirada de um mioma, mas a realização do procedimento ainda é incerta.

“Fui ao médico e precisava de autorização do plano. Quando fui lá me disseram que os anestesistas estão em greve e eu que tenho que conseguir um anestesista e pagar. Custa R$ 866. Isso está errado, então resolvi procurar o Procon para me ajudar”, contou a paciente, que terá sua identidade preservada.

Secom/JP

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