Categorias: Saúde

Governo do Estado inicia Operação Fumacê pós-carnaval

PUBLICIDADE

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a Operação Fumacê (pulverização espacial UBV pesado) nessa quinta-feira (19), no município de Cabedelo. A ação, que prevê o controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, se estenderá até o dia 27, em 2.120 quarteirões de oito municípios onde ocorreu grande concentração de visitantes durante o carnaval: Cabedelo, João Pessoa, Lucena, Conde (Jacumã), Pitimbu (Acaú), Mataraca, Marcação e Baía da Traição.

 

Em Cabedelo, a ação aconteceu nas praias de Intermares, Ponta de Campina, Poço, Camboinha, Praia Formosa e Ponta de Mato. Maria do Socorro Oliveira, que está de férias em Intermares, aplaudiu a operação. “Eu que moro em Roraima, região endêmica da dengue e de outras doenças provocadas por mosquitos – é tanto que meu filho está se recuperando de malária –, sei o quanto são necessárias essas atitudes de prevenção”, disse.

 

A professora Jaqueline Rafanello já teve dengue uma vez quando morava no Pará. Depois disso, toma todas as medidas de prevenção contra o mosquito. Ela elogiou a iniciativa do fumacê e conclamou a todos para fazer parte. “Eu moro ao lado de um terreno baldio e fico impressionada como as pessoas jogam lixo nele na maior naturalidade. Esta ação de governo é muito boa, mas tem que vir acompanhada das atitudes de cada um”, falou.

 

A ação acontece depois do Carnaval para o controle do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya exatamente no período de grande transmissibilidade das doenças através do folião que porventura apresente sintomas e visite os municípios onde a operação ocorre.

 

De acordo com a programação,aoperação continua nesta sexta-feira (20), em João Pessoa, nas praias da Penha, Ponta do Seixas, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa; na segunda-feira (23), das 17h30 às 19h, em Pitimbu, na praia de Acaú; em Jacumã (Conde) e em Lucena; e no dia 24, das 4h30 às 7h, em Marcação, Mataraca e Baía da Traição. Já no dia 25, das 4h30 às 7h, retorna para Cabedelo; no dia 26, das 4h30 às 7h, na Capital; no dia 27, das 4h30 às 7h, será encerrada em Pitimbu; Jacumã e Lucena, simultaneamente.

 

Segundo o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos, da SES, Antônio Neto, a nota técnica 001/2013 estabelece critérios para o uso do fumacê em casos confirmados por laboratórios de referência (Lacen), quando o índice de infestação predial detecta área de risco e em casos suspeitos de dengue grave e/ou óbitos. “Todos esses critérios evitam o uso indiscriminado do inseticida, o que pode provocar a resistência do Aedes Aegypti ao produto”, explicou.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tibério Limeira confirma intenção de disputar vaga na ALPB em 2026, mas adianta: “Projeto deve ser do time”

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tiberio Limeira, confirmou, durante entrevista ao programa…

30 de outubro de 2024

Mudança á vista? comando do PL na Paraíba entre em xeque

Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…

30 de outubro de 2024

“Merece esse reconhecimento”, diz prefeito Cícero ao voltar a endossar candidatura de João ao Senado em 2026

O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), voltou a endossar, durante entrevista nesta…

30 de outubro de 2024

Reeleito, Cícero garante que não irá interferir na eleição para presidente da CMJP

O prefeito reeleito Cícero Lucena (PP) garantiu que não irá interferir no processo eleitoral da…

30 de outubro de 2024

“João vai sentar com cada deputado para discutir interesses”, afirma Tibério sobre insatisfações na base

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tibério Limeira, em entrevista nesta quarta-feira (30)…

30 de outubro de 2024

Após vitória, Bruno agradece apoio de Bolinha no segundo turno, em Campina

O candidato Artur Bolinha (NOVO) anunciou, que neste segundo turno das eleições municipais, em Campina…

30 de outubro de 2024