Categorias: Saúde

Governo elabora plano de combate à mortalidade materna na Paraíba

PUBLICIDADE

Tendo em vista o número constante de mortes maternas na Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), elaborou um Plano de Enfrentamento da Mortalidade Materna no Estado. O objetivo é melhorar a assistência à mulher, com suporte técnico, monitoramento e promover articulação com os gestores municipais de saúde.

“Com o Plano, queremos organizar as ações voltadas para as gestantes e unir forças com os municípios para contribuir com a redução da mortalidade materna, que é uma responsabilidade de todos os entes federados”, pontuou a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras.

Ações – Uma das atividades previstas no plano já acontece nesta terça-feira (30), às 14h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), na Av. João Machado, em João Pessoa. Aproveitando o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, a SES promove uma reunião com os secretários de saúde e gestores dos serviços dos 44 municípios onde houve registro de mortalidade materna em 2016 e 2017.

Durante o encontro será discutido o cenário da atenção à saúde obstétrica na Paraíba; apresentado o panorama da mortalidade materna; além de ser realizado um debate com os gestores sobre pactuações referentes ao atendimento em obstetrícia e apresentados dados da Atenção Básica.

O Plano – Neste ano, até o momento, já foram registrados 17 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 26 mortes. Mesmo que tenha ocorrido a redução, os dados continuam sendo preocupantes. O Plano é mais uma estratégia para, em articulação com os municípios, enfrentar o problema. Estão previstos cursos sobre pré-natal, parto e puerpério para profissionais e gestores da Atenção Básica; inclusão do atendimento às gestantes na Caravana do Coração; visitas técnicas às maternidades; cursos sobre urgências obstetrícias para profissionais do Samu, entre outras atividades.

Ainda consta no Plano a inserção dos profissionais do Programa Mais Médicos nas atividades de formações para os médicos e equipes vinculadas; acolhimento com Classificação de Risco Obstétrico nas maternidades da gestão estadual; implantação do colegiado de maternidades; realização dos Fóruns Perinatais na Macrorregiões de Saúde e do Fórum ampliado sobre Saúde das Mulheres.

Rede Cegonha – A coordenadora de Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes, lembra que as propostas foram detalhadas a partir dos componentes da Rede Cegonha, com o propósito de alinhar o plano com as diretrizes dispostas em âmbitos nacional, estadual e regional.

“Demais atividades como elaboração e produção de material de divulgação sobre as diretrizes para o parto humanizado; direitos das gestantes e boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento devem compor o elenco de ações a serem desenvolvidas pela SES. Além disso, outras ações podem ser incluídas, de acordo com as demandas, para garantir maior qualidade na atenção à saúde das mulheres, no que se refere, principalmente, ao parto e nascimento”.

Fátima ressalta, ainda, que as instituições que estão sob gestão estadual devem priorizar em suas pautas a urgente análise e reorganização de suas ações, sob o ponto de vista do que propõem os protocolos de atendimento às mulheres, disponíveis em âmbito nacional e internacional.

Caravana do Coração – Outro item que está no Plano de Enfrentamento da Mortalidade Materna na Paraíba é a inclusão do atendimento às gestantes pela equipe da Caravana do Coração. A quinta edição da Caravana acontece no período de 26 de junho a 08 de julho, em 13 municípios-sede que abrangem todo estado.

Além das crianças com cardiopatias congênitas e das que têm microcefalia, será ampliado o atendimento para captar 250 gestantes, em cada município por onde vai passar a Caravana (Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape).

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tibério Limeira confirma intenção de disputar vaga na ALPB em 2026, mas adianta: “Projeto deve ser do time”

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tiberio Limeira, confirmou, durante entrevista ao programa…

30 de outubro de 2024

Mudança á vista? comando do PL na Paraíba entra em xeque

Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…

30 de outubro de 2024

“Merece esse reconhecimento”, diz prefeito Cícero ao voltar a endossar candidatura de João ao Senado em 2026

O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), voltou a endossar, durante entrevista nesta…

30 de outubro de 2024

Reeleito, Cícero garante que não irá interferir na eleição para presidente da CMJP

O prefeito reeleito Cícero Lucena (PP) garantiu que não irá interferir no processo eleitoral da…

30 de outubro de 2024

“João vai sentar com cada deputado para discutir interesses”, afirma Tibério sobre insatisfações na base

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tibério Limeira, em entrevista nesta quarta-feira (30)…

30 de outubro de 2024

Após vitória, Bruno agradece apoio de Bolinha no segundo turno, em Campina

O candidato Artur Bolinha (NOVO) anunciou, que neste segundo turno das eleições municipais, em Campina…

30 de outubro de 2024