Categorias: Saúde

Governo implanta transporte aeromédico na Rede de Urgência e Emergência

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aprovou nessa segunda-feira (3), em reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), a implantação do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) para compor a Rede de Urgência e Emergência da Paraíba. O serviço é resultante de uma cooperação entre a SES e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds).

De acordo com a coordenadora de Urgência e Emergência da SES, Débora Gomes, a unidade será tripulada, incialmente, pela equipe do Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. Ela afirma que, atualmente, os dois órgãos já realizam o serviço de resgate. A diferença é que agora o serviço vai funcionar como um suporte avançado de vida aéreo, com equipe médica e utilização de insumos, medicamentos.

“A proposta desse serviço é fazer, além do resgate, a assistência médica. Inclusive tem um perfil desses médicos que estarão tripulando a aeronave. Tem que ser cirurgião, ter experiência com terapia intensiva, com urgência e emergência, para que consiga, na cena da ocorrência, já começar algum tipo de intervenção”, explica.

A coordenadora alerta que existe um perfil de resgate de suporte avançado via aérea. O sistema de regulação utilizado será o do Samu e o serviço poderá ser acionado pelos números 190, 192 e 193. Débora Gomes afirma ainda que a proposta é que a aeronave voe de suporte para socorro apenas na região da 1ª Macrorregião de Saúde pela questão do tempo/resposta. “Se a gente for voar para Patos, uma unidade suporte via terrestre vai chegar mais rápido que a aeronave”, observa.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, pontua a ação como um grande avanço para o Estado e destaca a importância do serviço. Ele afirma ainda que a previsão do Governo é de, no futuro, realizar esse transporte aeroviário também com avião. “Sabemos que o raio de ação do helicóptero é de 30 minutos. Com um avião, esse raio ampliaria. Além disso, um estado com 223 municípios há a necessidade de se efetivar um transporte de avião. Nós que trabalhamos com Trauma desde a década de 90, temos exatamente a ideia da importância de um transporte aeromédico. Com certeza vai salvar muitas vidas”, completa.

A deliberação foi aprovada em CIB por todos os municípios. O próximo passo é a publicação da portaria para o serviço começar a operar. A intenção é que o Grame seja implantado antes do carnaval.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024