Hapvida NotreDame Intermédica e o Senai Ceará lançam novo detector de frequência cardíaca fetal com IA

PUBLICIDADE

O grupo Hapvida NotreDame Intermédica e o Senai Ceará lançam nesta quarta-feira (7), em São Paulo, um novo detector de frequência cardíaca fetal com machine learning integrado para identificar alterações súbitas que podem trazer riscos à saúde do bebê e da mãe. A novidade está no custo-benefício. O DFCF-22 Anteparto traz mais tecnologia embarcada e capacidade de predição e projeção de cenários a um custo de R$ 2,7 mil — 91% inferior ao de equipamentos similares, que não saem por menos de R$ 30 mil. O equipamento está em uso em mais de 20 maternidades da rede hospitalar da operadora de saúde, com patente já registrada. O DFCF-22 Anteparto está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e três empresas já negociam a sua produção em escala industrial.

Além de custar um décimo do valor de um modelo similar, com tecnologia nacional, o detector tem capacidade de inteligência artificial maior, permitindo que gestantes em localidades distantes dos grandes centros sejam acompanhadas em tempo real e remotamente por especialistas em qualquer lugar do país, eliminando o tempo de espera por diagnósticos e prescrição de tratamento médico.

Com a sua produção em massa, o Hapvida NotreDame Intermédica e o Senai Ceará receberão royalties sobre vendas e direitos de propriedade, sem restrições de comercialização para operadoras concorrentes.

“Queríamos desenvolver um detector de frequência cardíaca fetal com machine learning e que tivesse preço mais acessível a soluções similares no mercado. Sondamos produtos até da China, mas não encontramos nada que nos atendesse. Então, propusemos esse desafio ao Senai Ceará e conseguimos um equipamento com tecnologia ainda mais precisa do que prevíamos a um décimo do custo do mercado”, explica o diretor-executivo de pesquisa, desenvolvimento e educação do Hapvida NotreDame Intermédica, Kenneth Almeida.

“O detector foi desenvolvido com uma tecnologia 100% brasileira. O dispositivo apresenta internamente duas placas eletrônicas. O sinal obtido na primeira placa passa por processo de amplificação para que seja possível o profissional de saúde ouvir o resultado da contração ventricular do coração do bebê. Já na segunda placa, acontecem as etapas de processamento e tratamento do sinal”, conta o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, a quem o Senai Ceará está ligado.

Para o Hapvida NotreDame Intermédica, a produção industrial do DFCF-22 Anteparto escalará ainda mais o custo-benefício do aparelho.

“Quanto mais pessoas tiverem acesso ao nosso detector, melhor. Esse é o nosso grande objetivo para a saúde obstétrica. Com a transmissão de dados e análise do sinal da atividade cardíaca fetal em tempo real, o detector permite que as equipes médicas avaliem com maior suporte a saúde do bebê e tomem medidas necessárias para prevenir possíveis complicações, oferecendo, assim, confiança e tranquilidade tanto para a mãe quanto para os profissionais envolvidos no acompanhamento da gestação. A tecnologia foi consolidada após pesquisas científicas rigorosas e desenvolvimento compartilhado, atendendo a todos os requisitos da Anvisa para registro oficial do equipamento”, detalha Denise Cordeiro, diretora-médica de ginecologia e obstetrícia do Hapvida NotreDame Intermédica.

Na prática, segundo Kenneth Almeida, a emissão do sinal do detector é o grande diferencial: “Isso é possível devido à interoperabilidade do aparelho com diversas tecnologias. Os dados processados da atividade cardíaca fetal são enviados via wi-fi para que seja possível o monitoramento e armazenamento em prontuário eletrônico, além de outras finalidades clínicas. Como exemplo, uma mãe no interior da Bahia poderá ter os dados do seu exame integrados a um prontuário eletrônico acompanhado por especialistas em outras cidades, como Salvador, Rio ou São Paulo, à distância. Alia-se a isso, a detecção de padrões incomuns que podem ser riscos de taquicardia, braquicardia e desacelerações tardias”.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Furacão Milton: enchente será ‘mortal’ e estradas serão ‘destruídas’, alerta agência dos EUA

A Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema, na sigla em inglês)…

9 de outubro de 2024

Começou hoje prova de Títulos do ‘Enem dos concursos’

Passado o momento de conferir a nota no Concurso Nacional Unificado (CNU), tem início a…

9 de outubro de 2024

Paraíba confirma primeiros casos de febre oropouche; doença é transmitida pelo maruim

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em…

9 de outubro de 2024

Hugo Motta fortalece alianças em candidatura à presidência da Câmara dos Deputados

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) está se movimentando intensamente em busca de apoio para sua…

9 de outubro de 2024

João revela descrença em apoio do MDB a Cícero, no 2º turno, por conta das divergências em Campina Grande

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), demonstrou, nesta quarta-feira (9) sua descrença quanto ao…

9 de outubro de 2024

Após não descartar presidência da Mesa Diretora, mais votado para CMJP já acena para ALPB em 2026

Carlos Gustavo Gomes de Oliveira, conhecido como Guga Pet, se destacou como o vereador mais…

9 de outubro de 2024