O Hemocentro da Paraíba divulgou o calendário de coleta externa para o mês de novembro, com o objetivo de conseguir o maior número de doadores e divulgar a importância da doação de sangue. A ação acontecerá em colégios, igrejas, faculdades e outras instituições de vários municípios. De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, as coletas acontecerão nos dias 4, 6, 7, 10, 11, 14, 18, 19, 21, 25 e 28, sempre das 8h às 17h.
“As coletas externas visam facilitar a vida do cidadão que, na correria do dia a dia, não tem tempo de ir até a sede do Hemocentro para fazer a sua doação de sangue”, explicou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, Divane Cabral.
De acordo com a programação, a coleta externa começará no próximo dia 4, na cidade de Logradouro; no dia 6, será no Colégio Betel, no bairro Funcionários I, em João Pessoa; no dia 7, em Rio Tinto; dia 10, em Itapororoca; dia 11, no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro; no dia 14, na Igreja Universal, na Av. Epitácio Pessoa; no dia 18, na Igreja Paz e Vida, no Jardim Planalto; no dia 19, na faculdade FPB; no dia 21, na Igreja Santíssima Trindade, no Valentina; no dia 25, no Hospital da Unimed e no dia 28, no Centro Espírita Viana Carvalho, Expedicionários, todos na Capital.
Divane informou que qualquer empresa ou instituição pública ou privada, que queira solicitar a unidade móvel do Hemocentro para a coleta de sangue deve entrar em contato pelo telefone 3218-7698.
Condições para ser doador de sangue
– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).
– Pesar acima de 50 quilos.
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.
– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
Foto: Ricardo Puppe
Secom-PB
Na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano…
A estrada ainda é longa, mas já está sendo pavimentada. A menos de dois anos…
Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, será celebrado o feriado nacional de Proclamação da República.…
Em meio a um cenário político dinâmico e com vistas às eleições de 2026, o…
O portal especialista em turismo, Capitalist, fez um levantamento dos cinco destinos mais acessíveis no…
Copas, campeonatos e data Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário…