A Paraíba o tempo todo  |

Hemocentro da Paraíba divulga calendário de coletas externas para o mês de dezembro

 O Hemocentro da Paraíba programou para o mês de dezembro, cinco coletas externas de sangue. O trabalho visa aumentar o estoque do banco de sangue e incentivar a adesão de novos doadores. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as primeiras coletas acontecem na próxima terça-feira (6) no Hospital de Emergência e Trauma Humberto Lucena, em João Pessoa. A ação acontece das 8h às 16h.

 

No sábado (10), a coleta será realizada na Igreja Adventista da cidade de Bayeux. Já no dia 14 (quarta-feira), a unidade móvel estará na paróquia São José, no bairro José Américo, na capital.

 

No dia 16 (sexta-feira), a ação acontecerá no Hospital Geral de Mamanguape, no município de Mamanguape. A programação de coletas externas será finalizada no sábado (17) na Igreja Adventista, da cidade de Santa Rita.

 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, as coletas externas proporcionam um momento para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “É um gesto humano, solidário e que salva vidas”, destaca. Ainda segundo a coordenadora, a demanda transfusional na Paraíba aumenta em cerca de 30% durante os festejos de fim de ano.

 

A Hemorrede do Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. A Hemorrede é formada por dois Hemocentros, sendo o Coordenador, em João Pessoa, e o Regional, em Campina Grande, e mais 11 Hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Itabaiana, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.

 

Condições para ser doador de sangue:

 

– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);

 

– Pesar acima de 50 quilos;

 

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

 

– Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;

 

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

 

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

 

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

 

– Não estar grávida ou em período de amamentação.

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe