Com a proximidade do carnaval, a diretoria do Hemocentro da Paraíba em João Pessoa, deu início neste mês a campanha “Bloco da Solidariedade e Hemofolia”, com a finalidade foi atrair os doadores de sangue e aumentar essa demanda, já que nessa época do ano as doações diminuem em cerca de 50%. Para a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, a média de doação no local é cerca de 2% da população paraibana, o que já fica abaixo do ideal, que seria 3%.
Ainda segundo ela, durante o Carnaval, essa frequência de doação ainda cai, ou seja, se em um período normal se coleta entre 180 a 200 bolsas de sangue por dia, nas festas de Momo esse volume reduz para cerca de 90 a 100 bolsas. “As estatísticas não fecham porque a procura continua ativa o ano todo. Ontem, precisamos de plaquetas e não tínhamos. Como estamos ligados a uma hemorrede nacional, vamos procurando onde tem e nunca houve óbito por falta de sangue. No entanto, não seria mais fácil termos esse sangue aqui mesmo, na Paraíba? Essa é a segunda edição da campanha e esperamos ter um aumento de 100% no número de doadores este mês”, afirmou Shirlene.
Doação no Carnaval – O Hemocentro vai receber o público em horário diferenciado nos dias de Carnaval. Na segunda-feira (dia 20), abre das 7h às 12h; na terça-feira (21), o atendimento será das 7h às 11h; e na quarta-feira de Cinzas, o horário será das 12h às 17h30.
Da Redação