Os núcleos de coleta de sangue da Paraíba estão solicitando à população uma intensificação no número de doações no período de fim de ano. De acordo com a coordenadora de Serviço Social do Hemocentro de Campina Grande, Maria Lúcia Araújo, o estoque de bolsas tende a baixar neste período devido as festas de Natal e Ano Novo.
Maria Lúcia explica que o motivo da queda no estoque são as confraternizações. “A pessoa que quer doar sangue não pode ter ingerido álcool nas últimas 24 horas antes da doação. Como muita gente costuma beber nas festas de confraternização, isso impossibilita que elas façam a doação, reduzindo muito o estoque”, diz a coordenadora.
A profissional comenta também que o número elevado de acidentes neste período faz com que a demanda de sangue seja maior, e que por isso é necessário a solidariedade das pessoas em fazer doações para repor o estoque. “Para doar não existe contraindicação, qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode doar, desde que pese acima de de 50 kilos, não tenha feito tatuagem no último ano e não tenha ingerido álcool no último dia”, cita Maria Lúcia.
Para doadores com menos de 18 anos, é necessário que esteja acompanhado de um dos pais para a assinatura de um termo de compromisso. A coordenadora cita que as mulheres podem doar à cada quatro meses e os homens, à cada três. O hemocentro de Campina Grande irá funcionar normalmente até a próxima terça-feira (31), quando deve fechar para o feriado e voltar a funcionar na quinta-feira (2).
Pontos de coleta
Na Paraíba, os doadores podem doar nas unidades de coletas espalhadas no Litoral, Agreste e Sertão, além dos pontos móveis de coleta que circulam pelos municípios. Confira o endereço dos locais de doação:
João Pessoa
Hemocentro
Av. Dom Pedro II, 1119, Torre
Fone: 3218-7600
Campina Grande
Hemocentro
Rua Eutécio Vital de Ribeiro, SN, Catolé
Fone: 3310-7130
Patos
Hemonúcleo
Rua Juvenal Ledo, SN, Belo Horizonte
Fone: 3421-4918
Redação com G1