A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Hospitais de Trauma de JP e CG registram alta demanda de atendimentos no fim de semana

Durante o fim de semana que se estendeu de sexta-feira (23) a domingo (25), o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, registraram um alto volume de atendimentos, refletindo a demanda significativa por serviços de saúde emergenciais.

Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena

O Hospital Senador Humberto Lucena, localizado em João Pessoa, realizou 716 atendimentos. O balanço do período incluiu 56 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, dos quais 33 foram de emergência e 23 eletivos. Entre os atendimentos, 214 foram classificados como casos graves ou gravíssimos.

As principais ocorrências na emergência foram quedas, com 125 casos registrados, seguidas por acidentes de moto (87) e corpo estranho (63). Outros casos atendidos foram trauma (47), acidente de bicicleta (17), agressão física (13), queimadura (oito), ferimentos por arma branca (seis), acidentes de automóvel (cinco), armas de fogo (cinco), atropelamentos (quatro) e choque (um). Na área clínica, destacaram-se Acidente Vascular Cerebral (20) e Acidente Vascular (16).

A maioria dos pacientes atendidos tinha entre 19 e 59 anos (448), seguida por pessoas com mais de 60 anos (154), crianças de 0 a 12 anos (76) e adolescentes de 13 a 18 anos (38). Em termos de localização, o bairro de Mangabeira liderou com 52 atendimentos, seguido por Valentina (27), Pedro Gondim (24), Mandacaru (19) e Cristo (12). Entre os municípios, Santa Rita teve o maior número de casos (42), seguido por Bayeux (28), Cabedelo (26), Mamanguape (14) e Sapé (12).

Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, também registrou alta demanda, atendendo 511 pessoas entre sábado (24) e domingo (25). Durante esse período, foram realizados 67 procedimentos cirúrgicos. O plantão de maior movimento foi o de sábado, com 265 atendimentos, seguido pelo domingo, com 246. O sexo masculino representou 60% dos atendimentos e o feminino 40%.

Entre os casos atendidos no hospital, 71 foram vítimas de acidentes de moto. Outras emergências incluíram agressão física (seis), atropelamento (quatro), acidente de bicicleta (oito), acidente de automóvel (nove), ferimentos por arma branca (dois), AVC (dez) e queimaduras (dois). A unidade também realizou atendimentos nas áreas de clínica médica e pediatria.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande é referência para alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia para 203 municípios da Paraíba, abrangendo uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas. A unidade dispõe de 272 leitos e 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas, e agora conta com serviços de hemodinâmica.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe