Categorias: Saúde

Hospital Clementino Fraga faz mobilização sobre hanseníase

PUBLICIDADE

 Uma equipe do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), esteve nesta quarta-feira (21) à tarde na feira do Mercado Público de Jaguaribe, na capital, abordando feirantes e consumidores sobre a hanseníase, com foco no diagnóstico precoce; o tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a cura.

 

A ação teve como base a campanha nacional lançada nesta quarta-feira (21) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, que terá como foco o diagnóstico precoce da doença e a divulgação do tratamento que é ofertado de graça no Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha consiste em peças eletrônicas para a televisão e o rádio, além de peças gráficas, como cartazes, para serem distribuídos para agentes de saúde, profissionais de saúde, líderes comunitários e expostos em ônibus.

 

O vigilante Raimundo Nonato, de 57 anos, sabe bem o que é a doença. Ele cuidou do pai que fez o tratamento durante seis meses e ficou curado. “Este trabalho de esclarecimento sobre a hanseníase é muito importante porque as pessoas precisam entender que a doença tem cura, mas é importante que o diagnóstico aconteça logo para não haver nenhuma sequela”, falou.

 

Na terça-feira (20), foi feita a mesma mobilização no trem, nos trechos entre Santa Rita/João Pessoa/Cabedelo, onde, além da entrega de material informativo, houve a identificação de um caso da doença, encaminhado para o Clementino Fraga. “Durante as ações, nossa equipe, composta por enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, aborda as pessoas com o olhar clínico. Dessa forma, é possível perceber sinais e sintomas da hanseníase e fazer o encaminhamento para os serviços onde são realizados o diagnóstico e tratamento, gratuitamente”, explicou a coordenadora da equipe multiprofissional do “Programa Clementino Itinerante”, Cícera Magroski.

 

A programação segue nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no próprio Hospital Clementino Fraga, com a exibição de vídeos educativos na recepção e reunião do grupo de auto-ajuda, respectivamente.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025