Desde o último mês de agosto, o Hospital de Clínicas, em Campina Grande, realiza os atendimentos e acompanhamentos de pacientes com obesidade para a realização de cirurgias bariátricas. O acompanhamento é feito por uma equipe multiprofissional que envolve cirurgião digestivo, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e cardiologista.
Entre exames e consultas, são cerca de 12 meses de preparação até o paciente estar apto para a cirurgia. Para isso, a cada semana, o usuário é avaliado pelas equipes envolvidas. A equipe de nutrição realiza uma média de 100 atendimentos por semana.
“A partir da consulta, o paciente é avaliado de acordo com o índice de massa corporal [IMC] apresentado. Em seguida, ele terá a emissão de laudo indicando o processo cirúrgico. Esse acompanhamento é feito por etapas, a partir da avaliação nutricional”, detalha a coordenadora do setor de Nutrição e Dietética, Carmen Spá.
É logo no primeiro encontro, com a equipe de nutricionistas, que se tem início ao planejamento dietético, seguindo por todas as fases do tratamento, até o pós-operatório.
O paciente Hércules de Azevedo, de 43 anos, foi um dos beneficiados. Ele fez a cirurgia no último mês de outubro e já comemora os resultados conquistados. “A vida antes, era literalmente pesada, eu tinha muito problema de pressão alta e na coluna, que estavam me impedindo de fazer coisas básicas. Hoje eu sou realizado pelo nível de saúde que tenho, com 38 quilos a menos. Por isso, eu sigo à risca toda a orientação da nutricionista, porque eu sei que é para o meu bem, para minha saúde. E esse bem estar não é só meu, é da minha filha, da minha esposa e dos meus amigos”, pontua.
Os atendimentos ocorrem através do programa Opera Paraíba, com agendamento realizado diretamente no Hospital de Clínicas. Novas vagas estarão disponíveis a partir de 2023.
PB Agora