Categorias: Saúde

Hospital de Patos registra queda acumulada de 57% nos atendimentos em abril

PUBLICIDADE

O balanço de atividades do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), em Patos, relativo ao período do dia 1º a 30 de abril, no que diz respeito aos serviços Ambulatoriais e de Urgência e Emergência, traz um dado relevante. Nesse período, a unidade teve uma queda acumulada de um mês para o outro no total de atendimentos de 57%. Quando se comparam os dados em separado, a Urgência e Emergência foi o setor que registrou maior redução, com 41% a menos de atendimentos, enquanto o serviço ambulatorial teve um decréscimo de 25%.

Não por acaso, os dados são um reflexo das medidas de isolamento social que diminui a circulação de pessoas e, consequentemente, o número de acidentes. Em abril, o Complexo contabilizou 2.418 atendimentos, sendo 1.819 na Urgência e Emergência e 599 nos serviços ambulatoriais. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o Complexo contabiliza 15.796 atendimentos, sendo 12.303 na Urgência e Emergência e 3.493 nos serviços ambulatoriais.

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, confirma que o decréscimo nos atendimentos, de fato, coincide com as medidas de isolamento social adotadas na Paraíba. “Nós atribuímos essa queda de mais de 50% no número de atendimentos gerais à diminuição da circulação de pessoas nas ruas e também nas estradas, já que somos referência para mais de 80 municípios da região”, destaca ela. Ainda segundo Liliane, já os casos de atendimentos de pacientes com algum desconforto respiratório tiveram um acréscimo, em função da pandemia de Covid-19, passando do terceiro lugar em ocorrências no mês de março, para o primeiro lugar, em abril.

Em relação aos dados de internamento, dos 2.418 casos de atendimento, seja no ambulatório ou na urgência e emergência, registrados em abril, 2001 pacientes não necessitaram de internação hospitalar e outros 417 permaneceram em internação. Grande polo receptor de pacientes de mais de 86 municípios da região do sertão paraibano e referência para urgências e emergências em casos de pequena e média complexidade, além de casos de Covid-19, o hospital, que integra a rede estadual de saúde, registrou como principais motivos de atendimento nos plantões de urgência e emergência, lesões oriundas de quedas, casos de hipertensão, acidentes de trânsito (a maior parte envolvendo motos), dores abdominais, de cabeça e no peito, além de casos de contusões diversas.

Os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 são atendidos em ambiente separado dos demais casos e vêm encaminhados pelos serviços de saúde municipais.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Haddad assegura reforço orçamentário para retomada da operação carro-pipa na Paraíba

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…

25 de novembro de 2024

João anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024

João Azevêdo confirma retorno de Jhony Bezerra ao comando da PB Saúde

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou nesta segunda-feira (25) que o médico e ex-prefeitável de…

25 de novembro de 2024

Nikolas diz que só apoiará Hugo Motta na Câmara em troca de anistia a manifestantes do 8/1

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…

25 de novembro de 2024

Entidade mobiliza esforços para evitar suspensão total de operação carro-pipa na PB

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, anunciou que…

25 de novembro de 2024

Inmet emite aviso para 10 municípios do Sertão com previsão de rajadas de vento de até 60 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um novo alerta de perigo…

25 de novembro de 2024