Categorias: Saúde

Hospital de Trauma retoma captação de órgãos durante a pandemia

PUBLICIDADE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, por meio da Central de Transplantes da Paraíba, retomou a captação de órgãos durante a pandemia, na tarde dessa quarta-feira (22), realizando uma doação de multiorgãos, ajudando quatro famílias que aguardavam ansiosas na lista de espera.

Para o diretor geral da unidade de saúde, Laercio Bragança, o dia dessa quarta-feira foi bastante significativo, pois foi retomada a atividade de captação de órgãos na unidade de saúde. “Queremos nos solidarizar e parabenizar a família do jovem de 34 anos pelo gesto nobre e humano, em aceitar, mesmo em meio à dor, a doação de quatro órgãos importantes: coração, fígado e rins. Todos os receptores são de João Pessoa e os transplantes ocorrerão no Hospital Nossa Senhora das Neves”, frisou.

O paciente de 34 anos foi vítima de acidente de motocicleta no último dia 12 de julho, chegando à unidade de saúde com traumatismo cranioencefálico grave com múltiplas contusões encefálicas. Para a mãe do jovem, Fátima Soares de Souza, dizer sim para doação, mesmo num momento tão triste, é sentir o filho vivo em outras vidas. “O legado que meu filho deixou foi de sempre ajudar o próximo e então eu não poderia dizer não agora”, concluiu emocionada.

Os órgãos foram retirados no próprio complexo hospitalar, considerado o maior captador de órgãos do Estado, que conta com aparato de alta complexidade (pinças cirúrgicas, equipamentos cirúrgicos) e seguiram em comboio com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para serem implantados nos receptores. Essa é a primeira doação multiorgãos em João Pessoa e a terceira no Estado da Paraíba durante pandemia.

Na corrida contra o tempo, a Paraíba encontrou quatro pacientes compatíveis com o doador. Um homem de 53 anos (coração), homem de 61 anos (fígado), homem de 34 anos (rim direito) e uma mulher de 48 anos (rim esquerdo). Todos serão operados no HNSN, que é um dos hospitais credenciados. O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é outro credenciado para realizar este tipo de procedimento.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

MIDR reconhece situação de emergência em CG e em outras sete cidades da Paraíba por conta da estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…

26 de novembro de 2024

Mesmo contando apenas com 13 deputados, PSOL decide ter candidato próprio contra Hugo Motta à presidência da Câmara

A bancada do PSol vai lançar o deputado pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) como candidato à…

26 de novembro de 2024

Com obrigatoriedade judicial, CBF pode não garantir continuidade da Copa do Nordeste após 2025

Após cumprir a obrigação judicial de organizar a Copa do Nordeste, a Confederação Brasileira de…

26 de novembro de 2024

Veneziano registra morte do fundador da Bentonita União em Campina Grande: “tivemos uma próxima relação; grande empreendedor”

O Vice-Presidente do Senado Federal Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) registrou com profundo pesar…

26 de novembro de 2024

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para permitir a continuidade do uso…

26 de novembro de 2024

Conhecidos os premiados do 19º Festival Audiovisual Internacional de Campina Grande Comunicurtas UEPB

Expectativa, sonho e realização. Uma noite de celebração e o cinema como instrumento de transformação…

26 de novembro de 2024