Categorias: Saúde

Hospital Laureano realiza 120 mil atendimentos por ano

PUBLICIDADE

No Dia Nacional de Nacional de Combate ao Câncer, a diretora geral do Hospital Napoleão Laureano, a enfermeira Tereza Lira, faz um alerta para a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis para a prevenção da doença. O maior hospital de tratamento do câncer no Estado realiza uma média de 120 mil atendimentos por ano só na parte ambulatorial da unidade, entre adultos e crianças. São cerca de 175 mil ano aplicações de radioterapia e 36 mil pacientes em tratamento de quimioterapia por ano.

Para a diretora do hospital, os números refletem a boa capacidade técnica do Laureano, mas que poderiam ser ainda maiores, caso a estrutura da unidade contasse com mais aporte financeiro. Por isso, para ela, o número de pessoas que precisam de tratamento especializado cresce ano a ano e, só é possível acompanhar essa demanda crescente, com uma maior estrutura. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Laureano recebe uma média de 160 internações ao mês. A unidade realiza cerca de 520 cirurgias e 450 internações mensais.

Ela comentou que ainda não foi identificada uma causa determinante para o surgimento da doença e que as formas de prevenção estão ligadas praticamente ao estilo de vida e ao acompanhamento periódico da saúde, através da realização de exames. “A prática de atividades físicas regulares, o cuidado com exposição ao sol, aliado ao cuidado com a alimentação e ficar longe do consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro, são os principais indicativos para evitar a doença. Sabemos que isso contribui diretamente, mas não existe como prevenir 100%”, alertou.

Números – O número de mortes no Brasil por conta de câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na Paraíba, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2017, o Estado deve registrar 8.250 novos casos de câncer, sendo 4.110 entre homens e 4.140 entre as mulheres. Os tipos mais comuns nos homens paraibanos são os de próstata, pele não melanoma e estômago. Entre as mulheres, os mais comuns são pele não melanoma, mama e colo do útero.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito mais velho eleito no 2º turno tem 77 anos e mais novo 28 anos

Experiência e longa estrada na política. Fuad Noman (PSD), de 77 anos, foi reeleito prefeito de…

28 de outubro de 2024

Mirella Almeida é eleita prefeita mais jovem de Olinda, aos 30 anos

Mirella Almeida (PSD) foi eleita prefeita de Olinda em segundo turno, neste domingo (27/10). Aos 30 anos,…

28 de outubro de 2024

Festa no Parque do Povo marca celebração da reeleição de Bruno como prefeito de Campina

Milhares de apoiadores se reuniram no Parque do Povo, na noite deste domingo (27), para…

28 de outubro de 2024

Ex-ministros de Bolsonaro saem derrotados nas eleições, destaca mídia nacional

Reportagem do portal Metrópoles, de ontem (27), trouxe que os dois ex-ministros do governo de…

28 de outubro de 2024

Senadores avaliam vitória de Bruno em Campina e de Cicero Lucena em João Pessoa

Por meio das suas redes sociais e da imprensa, o senador Veneziano Vital do Rêgo…

28 de outubro de 2024

Mulher presa por matar ex-companheira tenta se envenenar no Trauma de Campina

A repercussão do caso envolvendo o assassinato de uma mulher há facadas, em Campina neste…

28 de outubro de 2024